Região

Orquestra Sinfônica da UEL se apresenta hoje em Londrina

Da Redação ·
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realiza dois concertos nos próximos dias no Cine Teatro Ouro Verde. O primeiro ocorre neste domingo, dia 16, e o segundo na quinta-feira, dia 20, dentro da programação denominada Primeira Orquestra Sinfônica do Paraná, a Caminho de seus 25 Anos.

Os maestros serão diferentes nos dois concertos. No domingo, a regência ficará a cargo da cubana Elena Herrera, que está há três meses na condição de regente convidada da OSUEL e já conduziu duas brilhantes apresentações da orquestra, em setembro e outubro.

O programa privilegia a obra do finlandês Jean Sibelius, que foi um dos mais populares compositores de música erudita do final do Século XIX e início do Século XX. A orquestra vai interpretar Pelleas e Melisande (Op. 46) e Sinfonia nº 5 (Op. 82) em Mi Bemol Maior.

Quinta-feira, o regente será o norte-americano Robert Carter Austin, que é diretor musical da Sinfônica Las Colinas, do Texas. Austin é freqüentemente convidado para reger orquestras em outros países. Já atuou na Alemanha, França, Itália, Bulgária, Ucrânia, Colômbia, Venezuela, México, Equador, Guatemala, Republica Dominicana e Filipinas. Sob a batuta de Austin, a OSUEL vai interpretar duas obras de Ludwig van Beethoven - Egmont e a Sinfonia nº 8.

Na mesma noite, o público poderá apreciar a obra Concerto Para Trompete, de Alexander Arutunian, com a participação do solista Cícero Cordão, que desde 1993 é 1º trompete da OSUEL e do Quinteto Metais do Paraná, fundado por ele.

Os dois concertos têm início às 20h30. A entrada é franca.

continua após publicidade