Região

Defesa Civil informa que há 8.843 pessoas desalojadas

Da Redação ·
 Defesa Civil distribuiu água potável em Morretes
fonte: AEN
Defesa Civil distribuiu água potável em Morretes

O terceiro boletim da Defesa Civil desta segunda-feira (14), divulgado no fim da tarde, mostra que chega a 24.918 o número de pessoas atingidas pelas chuvas no Paraná, a grande maioria no Litoral. Estão desalojadas 8.843 pessoas e mais 977 estão desabrigadas. Foram registradas três mortes (duas em Antonina e uma em Honório Serpa). Duas pessoas estão desaparecidas em Morrretes.
 

continua após publicidade

O número de desalojados deve crescer com a desocupação do Morro da Graciosa, coordenada pela Defesa Civil de Antonina. No local vivem 1.500 pessoas, das quais 390 já foram retiradas e encaminhadas para as escolas Moyses Lupion e Gil Ferris. De acordo com o capitão Romeu Yagui, a área é considerada de risco e a evacuação, iniciada na madrugada de hoje, deve seguir por toda a noite. Cerca de 85 pessoas trabalham na operação, entre integrantes da Defesa Civil, funcionários da Prefeitura, bombeiros e outros policiais militares.
 

Os moradores deixam a área sem resistência, pois as condições no local são precárias. Além de muitas casas estarem alagadas e cheias de lama, desde quinta-feira falta água no local. A maior preocupação dos moradores é com a possibilidade de arrombamentos e furtos nas casas vazias. Por isso a PM está fazendo ronda nas ruas do Morro da Graciosa.
 

continua após publicidade

No município de Morretes, onde foi decretado estado de calamidade pública, soma 8.680 o número de desalojados e desabrigados. A Defesa Civil ainda está retirando, preventivamente, moradores nos bairros Jardim Martha, Pitanga, Sambaqui, Morro Alto, áreas próximas à encosta da Serra da Prata, divisa com o município de Guaratuba. O acesso está sendo realizado por estradas vicinais e aeronaves. Os 110 moradores estão abrigados na Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, no Jardim Martha. Eles passam por cadastramento para identificação e recebem alimentos, roupas, cobertores e colchões, além de primeiros socorros de saúde, quando necessário.
 

Ao todo, sete municípios foram afetados pelas chuvas. Também há registros de danos e desalojados em Paranaguá, Honório Serpa, São José dos Pinhais e Mangueirinha. A previsão é de chuvas no litoral ao longo da noite. Veja mais detalhes no boletim da Defesa Civil atualizado às 16h45h.