Região

Polícia prende fugitivo acusado de estuprar filha de 12 anos

Da Redação ·

Policiais civis da Delegacia de Santa Helena confirmram neste sábado (15) que prenderam José Apolinário Celestrino, 65 anos, acusado de estuprar a própria filha há quatro anos, quando ela tinha 12 anos. Celestrino estava sendo procurado desde 2004, quando foi denunciado.

continua após publicidade

Em 2004 a polícia judiciária já havia concluído as investigações e solicitado ao Poder Judiciário mandado de prisão preventiva, que foi deferido. Diligências foram realizadas visando capturar o criminoso, porém todas sem sucesso. Agora, com a prisão de José, a justiça será feita, afirmou o delegado de Santa Helena, Marcos Fernando da Silva Fontes.Na época do crime, Celestrino residia em uma área rural do município de Santa Helena.

Após estuprar a filha, o acusado fugiu para o Paraguai, onde residiu por dois anos. Em 2006 ele voltou para o Brasil e se estabeleceu no município de Diamante do Oeste (Oeste do Paraná), onde fez novos documentos sem o sobrenome Celestrino, para evitar que fosse encontrado pela polícia. Logo depois, se mudou para São José das Palmeiras, também no Oeste do Paraná, onde constituiu nova família e era trabalhador rural.

continua após publicidade

José Celestrino foi encontrado depois que seu filho, fruto de sua nova união em São José das Palmeiras, apresentou um trabalho na escola contando qual era o nome do pai. Após isso, o Conselho tutelar de São José das Palmeiras nos ligou e comunicou a situação. Logo após, designamos uma equipe de investigadores para verificar onde Celestrino se encontrava. Sabendo do seu local de trabalho, uma equipe de policiais foi até o local e identificou-o, disse o delegado.