MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Geração de renda por reflorestamento é tema de encontro em Arapongas

Um encontro hoje em Arapongas reunirá interessados em saber mais sobre uma inovadora forma de investimento: o condomínio florestal. Próximo ao município de Camapuã, interior de Mato Grosso do Sul, esse sistema é desenvolvido pela empresa Pothencia - Tecno

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.11.2008, 11:57:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um encontro hoje em Arapongas reunirá interessados em saber mais sobre uma inovadora forma de investimento: o condomínio florestal. Próximo ao município de Camapuã, interior de Mato Grosso do Sul, esse sistema é desenvolvido pela empresa Pothencia - Tecnologia Ambiental desde 2007, através dos projetos Guanandi Wood e Guanandi Wood II Condomínios Florestais. Os projetos Guanandi Wood e Guanandi Wood II são pioneiros no país e utilizam tecnologia com área totalmente irrigada. 

continua após publicidade

O Guanandi (Calophillum brasiliense) é madeira nativa, nobre e promissora, e este tipo de madeira está em extinção. O período de corte da espécie é de 18,5 anos e a previsão de retorno financeiro total é de R$ 1.450.000,00 para cada lote arrendado. Além do corte, o arrendatário terá direito às receitas dos produtos gerados durante o cultivo como sementes, madeiras ou qualquer outra fonte.

O sistema de condomínio florestal, criado pela Pothencia, funciona através de um contrato de arrendamento agrícola e um contrato de prestação de serviços em gestão ambiental. O arrendatário faz um investimento inicial conforme o acordo feito em contrato e a parte de gestão da floresta fica sob a responsabilidade da empresa.

continua após publicidade

A madeira produzida será beneficiada e exportada preferencialmente para mercados como Europa, Ásia e Estados Unidos.

O projeto Guanandi Wood, implantado na fazenda Santa Clara, abrange uma área de 1.200.000 metros quadrados, dividida em 120 lotes, todos comercializados, onde estão sendo plantadas neste ano 180.000 mudas de guanandi. O sistema de irrigação utilizado é feito por tubogotejamento e fertirrigação e tem a marca Netafim, maior empresa do mundo em irrigação, e disponibiliza até 09 litros de água por dia em cada muda plantada, o que deve gerar um aumento na produtividade estimada em torno de 30%.

Para o Guanandi Wood II será plantada também a espécie de madeira Canafístula, apreciada na construção civil e fabricação de móveis e com a vantagem de ter um ciclo de corte de 09 anos aproximadamente.

continua após publicidade

O encontro acontece na Churrascaria Herança, em Arapongas, a partir das 19h30.

Mais informações pelo site www.pothencia.com.br ou pelo fone (44) 3031-0902.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Geração de renda por reflorestamento é tema de encontro em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!