Região

Londrina: começa 1ª fase do Vestibular 2009 da UEL

Da Redação ·

Foia iniciada às 14 horas deste domingo (9) a 1ª fase do Vestibular 2009 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os portões das 21 instituições de ensino superior e escolas públicas e particulares onde estão sendo aplicadas as provas foram abertos às 13h20.

continua após publicidade

Nessa primeira fase, os 23.082 candidatos inscritos fazem prova de Conhecimentos Gerais. Eles terão quatro horas para responder 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Em disputa estão 3.050 vagas em 42 cursos de graduação.

A universidade recomenda que os candidatos usem apenas caneta esferográfica preta, além de lápis, apontador e borracha. Não é permitido o uso de caneta de outra cor, dicionário, calculadora, relógio, régua de cálculo, tabelas e outros materiais de consulta. Também não é permitido o uso de bonés, chapéus, boinas, óculos escuros, telefone celular, Pager, walkman ou qualquer outro aparelho eletrônico.

continua após publicidade

Resultado

O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 25 de novembro, às 17 horas, juntamente com a convocação dos candidatos para a 2ª fase. A 2ª fase será nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Candidatos do país inteiro

continua após publicidade

O Vestibular 2009 teve inscrições de candidatos de 24 estados brasileiros. Do total de inscritos 68% são do Paraná e 28,5% de São Paulo. O restante, 3,5% vem dos 22 estados restantes. Dos candidatos do Paraná, 52,9% são de Londrina. Do total de inscritos: 57,4% são mulheres e 42.6% são homens.

Cotas

As 3.050 vagas em 42 cursos de graduação serão preenchidas por dois sistemas: o sistema universal e o sistema de cotas, no qual até 40% das vagas são reservadas para candidatos oriundos de instituições públicas de ensino brasileiras e para os que se autodeclararem negros oriundos de escolas públicas.

Fonte: Jornal de Londrina