Região

Lojas não abrem neste sábado

Da Redação ·

As lojas em Apucarana não abrem neste sábado, devido ao feriado da Proclamação da República. Apenas supermercados terão horário especial de funcionamento, das 8h às 18 horas. A decisão é respaldada em norma federal.

continua após publicidade

O Sindicato do Empregado no Comércio (Siecap) e o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) informaram que fica proibido por determinação federal qualquer acordo para trabalho em dias de feriados nacionais (Instrução do MP do Trabalho feriados nacionais de acordo com a lei 10.607). Segundo os sindicalistas, para o comércio em geral, permite-se acordo somente para supermercados por tratar-se de venda de produtos de primeira necessidade, mesmo assim o acordo prevê o pagamento de adicional de hora extra de 100%, não podendo ser utilizado o Banco de Horas.

A exemplo de Apucarana, os estabelecimentos comerciais de Londrina ficam fechados neste sábado, exceto os supermercados, aos quais vale o mesmo horário comercial. Já as lojas dos shoppings, ficam abertas em horário normal, das 10h às 22 horas.