Região

Dia de Finados: região informa horários de visitas e missas

Da Redação ·

O Dia de Finados é lembrado neste domingo (02) e a expectativas é de que milhares visitem os cemitérios da região. Missas estão programadas e em alguns municípios ainda é possível fazer a limpeza de jazigos.

continua após publicidade

Em Ivaiporã, o prazo para construções e pequenas reformas já se encerrou, mas pintura e limpeza ainda são permitidas até hoje (01). Em Arapongas, o prazo para reforma e pintura de túmulos se encerrou quinta-feira. Em Apucarana, a Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa) manteve no domingo passado o último prazo para as melhorias.

Visitas
O Cemitério de Arapongas tem cerca de 30 mil pessoas sepultadas e durante o Finados a estimativa de visitantes é de aproximadamente 50 mil pessoas. O horário de visitação ficou estipulado entre as 7h e 20 horas.

continua após publicidade

Em Apucarana, as visitas nos cemitérios Cristo Rei - com cerca de 20 mil sepultados - e da Saudade - 6 mil - começam a partir das 7h30 até 18 horas.

Em Ivaiporã, o cemitério abre das 6h às 20 horas.

Visitantes devem ter cuidado com relação a vasos e outros vasilhames que possam reter água, devido ao perigo da proliferação do mosquito transmissor da dengue.

continua após publicidade

Missas
Em Apucarana,  as missas se estendem ao longo do domingo. Para o Cemitério da Saudade estão marcadas missas às 8h (Paróquia Cristo Rei), 10h (Cristo Sacerdote) e 15h (Coração Eucarístico). Já para o Cemitério Cristo Rei, haverá celebrações às 8h (Cristo Profeta), 9h (Nossa Senhora Aparecida), 11h (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), 15h (Santuário São José) e 17 horas (Catedral - com interpretação em Libras).

Em Arapongas, as missas estão programadas para acontecer às 8h, 14h e 17 horas, celebradas pelas Paróquias São Vicente Palotti, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, respectivamente.

Em Ivaiporã, a única missa programada será às 18 horas, por conta das paróquias Bom Jesus, Santíssimas Mãe de Deus e Espírito Santo.