Região

Audiência pública aprova incorporação da Faced pela Fecea

Da Redação ·
 Audiência pública definiu o destino dos cursos da Faced
fonte: Divulgação
Audiência pública definiu o destino dos cursos da Faced

Cerca de 200 pessoas da cidade e região participaram nesta sexta-feira (04), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, de uma audiência pública que discutiu a proposta de incorporação dos cursos da Faculdade Municipal Cidade Educação (Faced) pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), campus da Universidade Estadual do Paraná (UEPR).


O ato teve transmissão ao vivo pela TV Apucarana, acessada pelo portal da prefeitura na internet e o destaque ficou por conta das presenças do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal, e do reitor da Universidade Estadual do Paraná (UEPR), professor Zeferino Perin, que vieram ao município para ouvir o real desejo da sociedade civil organizada. A condução do debate foi presidida pelo prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB).
 

continua após publicidade

Ao final do trabalho, todas as manifestações foram no sentido de aprovação da proposta. “O que acompanhei aqui foi um verdadeiro exercício democrático. A transferência dos cursos interessa sim. Digo que irei me empenhar de que a proposta seja aprovada no âmbito interno da universidade, mas valerá a vontade e a decisão do governo, após feitas as devidas análises”, destacou professor Perin.
 

O Secretário de Estado, professor Alípio, classificou a audiência como uma “grande causa”. “Importante este momento para que tenhamos a certeza de que todos os envolvidos, todos os atores, independente de partidos e ideologias, a sociedade civil organizada, alunos, professores, estejam de acordo com a expansão do ensino superior em Apucarana. E que o processo, iniciado e oficializado a partir de hoje, seja feito de forma harmônica e equilibrada. Para que não haja contestação por quem nos suceder, para que fique claro que a decisão final não foi apenas uma ação, um sonho de uns ou alguns, mas no mínimo a decisão da maioria das pessoas”, assinalou Alípio. Ele classificou a eminente fusão como o caminho para a criação de um verdeiro “polo regional de formação pública de professores”. “Vim para ouví-los e volto com bom indicativo para levar ao governador. Tenho a certeza de que ele vai ter um segundo olhar no sentido de retribuir e contribuir com o desenvolvimento desta cidade”, assinalou.
 

continua após publicidade

A proposta de incorporação dos cursos da Faced – Filosofia, Letras (inglês e espanhol) e Pedagogia – vem sendo discutida em Apucarana desde o ano passado e foi sugerida pela própria Fecea, interessada em ampliar os seus cursos. Hoje a Prefeitura de Apucarana enfrenta dificuldades orçamentárias para manter a faculdade municipal, que absorbe investimento anual médio de R$450 mil.
 

Otimista com as conversações, o prefeito João Carlos de Oliveira garante contudo que a Faced não vai parar, mesmo que a fusão não saia neste momento. “As acadêmicos e professores podem ficar tranquilos que não haverá prejuízo algum. Estamos buscando esta fusão pois foi o caminho possível no momento e facilitaria tudo. Seria um impulso positivo no ensino superior de Apucarna”, destacou Oliveira.
 

Os recursos, na ordem de R$500 mil, para subsidiar as atividades de 2011 já foram concedidos e aprovados pela Câmara Municipal de Apucarana. A Faced é mantida pela FACE - Fundação Apucarana Cidade Educação.
 

continua após publicidade

Entre os pontos fortes da proposta, está a garantia, por parte da Fecea, de que a mudança não acarretará ônus para o Governo Estadual, “já que a Fecea tem infraestrutura suficiente e vagas disponíveis para contratação de professores em concurso público”, informa professor Rogério Riberiro, diretor da faculdade estadual.
 

O Deputado Federal Alex Canziani (PTB) fez um apelo ao Governo do Paraná para que aproveite a oportunidade de fortalecer ainda mais a Fecea. “O Brasil enfrenta uma carência enorme de professores. Apucarana sonhou e ousou fazer uma faculdade para capacitar jovens e fazer deles professores. Este é o momento e se o problema for recurso, digam ao governador Beto Richa que me comprometo a buscá-lo em Brasília”, disse Canziani.
 

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME) e presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PR), frisou que Apucarana não pode prescidir de ser um polo formador de professores. “Não se faz educação de qualidade sem professores de qualidade. Pedimos ao secretário de Estado que seja nosso grande articulador junto ao Goveno do Paraná”, pediu.
 

continua após publicidade

Entre outras autoridades, estiveram presentes ainda o vice-prefeito Waldemar Garcia (PSDB), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alcides Ramos Júnior, o diretor da Faced, Valdir Panont, além de representantes da AMUVI, AMEPAR e Núcleo Regional de Educação (NRE).
 

Faced - Especializada na capacitação de profissionais para a Educação, os cursos ofertados pela instituição pública municipal, desde 2009 são: Filosofia (4 anos - 100% presencial) - 45 vagas; pedagogia (4 anos - 100% presencial) - 90 vagas; Letras Português/Inglês (4 anos - 100% presencial) - 90 vagas; Letras Português/Espanhol (4 anos - 100% presencial) - 90 vagas. A Faced funciona na Avenida Aviação, 2100 - Jardim Monções, junto às instalações do CAIC.