Região

Arapongas está em alerta contra a dengue

Da Redação ·

A primavera com características de verão começa a gerar preocupação nos municípios de todo o País em virtude da possibilidade da proliferação do mosquito aedes aegytpi, o mosquito da dengue.

continua após publicidade

Em Arapongas, segundo informações da coordenadora do programa da dengue, Aparecida de Oliveira a situação está sob controle e o índice este ano está abaixo de 1%, muito aquém o exigido pela Organização Mundial de Saúde que é de 1 %. Mesmo assim a gente não pode relaxar. Nós preocupamos muito com a chegada do verão, das chuvas. Mas Arapongas por ora está sob controle, afirma.

Este ano foram registrados apenas três casos, sendo dois autóctenes (oriundos do próprio município) e um importado. No ano passado foram confirmados 22 casos e não foi registrado nenhum óbito. Por ora a equipe de Combate a Dengue no município está realizando trabalhos de rotina e montando a campanha do Dia D e estudando a estratégia que será adotada neste trimestre de final de ano.

continua após publicidade

Bairros que preocupam: Os bairros que mais estão preocupando a Secretaria Municipal de Saúde são os que ficam na região do Jardim São Cristovão, Panorama, Imperial e outros. Ali existem vários focos e isso nos preocupa, afirma a coordenadora.Cemitério MunicipalDe acordo com Aparecida de Oliveira, a equipe de combate á dengue está preparando uma ação para depois de Finados no cemitério municipal, onde será feita a verificação em vasos e em objetos que acumulam água.

As pessoas sabem que é perigoso, sabem o que tem que fazer, mas não estão colaborando e continuam desobedecendo todas as orientações que nós temos dados no sentido de evitar a proliferação do mosquito da dengue, acentuou a coordenadora, destacando ainda que se cada pessoa cuidasse de seu quintal com carinho fazendo a sua parte, o risco da doença não existiria.