Região

Defesa Civil faz mutirão de combate à dengue em Londrina

Da Redação ·
Uma das ações realizadas são os veículos com 'fumacê' nos bairros
fonte: Imagem Ilustrativa
Uma das ações realizadas são os veículos com 'fumacê' nos bairros

A Defesa Civil estadual, em parceria com a Prefeitura de Londrina, está empenhada desde segunda-feira (28) num mutirão de combate à dengue, nos bairros da zona central de Londrina. Agentes da Defesa Civil já percorreram os bairros Vila Portuguesa, Vila Recreio, Vila Kase, Vila Casone, Jardim Paulista e Jardim Progresso, recolhendo objetos que acumulam água, aplicando inseticidas e fazendo a limpeza de fundos de vale.
 

continua após publicidade

Nos dois primeiros dias de mutirão foram fiscalizadas cerca de quatro mil residências. A expectativa é chegar a mais de 7 mil casas até sexta-feira.
 

O chefe operacional da Defesa Civil Regional, major Luiz Alberto Bueno Candido, diz que a ação no combate às larvas do Aedes aegypti conscientizou crianças da Escola Municipal América Gabino, alertando também os moradores da Vila Portuguesa, onde a escola está localizada. “Até as crianças estão preocupadas com o surto na cidade e estão atuando ao nosso lado”, disse.
 

continua após publicidade

Para eliminar o mosquito transmissor da doença a equipe do mutirão realiza aplicação de inseticidas. Visando a eliminação das larvas, fazem também o recolhimento de material que acumula água (pneus, vasos de plantas por exemplo).
 

O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Élson Belisário, diz que a ação realizada em conjunto com o Estado tem gerado resultados positivos. “A população está consciente da necessidade das vistorias e está colaborando com o trabalho”, afirma.
 

O governador Beto Richa anunciou semana passada a liberação de R$ 500 mil para a Prefeitura de Londrina realizar ações emergenciais contra a epidemia. Os recursos serão liberados em duas parcelas e utilizados para a contratação de agentes de saúde, capacitação de profissionais, aluguel de caminhões 'fumacê' e recolhimento de entulhos.