Região

Empresa de ônibus de Maringá faz campanha pelo uso de sacolas retornáveis

Da Redação ·

Uma parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a empresa de transporte coletivo Cidade Canção, de Maringá (região Norte do Estado), está incentivando o uso das sacolas retornáveis confeccionadas com o reaproveitamento de banners. Até o final deste mês, 20 ônibus da empresa estarão circulando em locais estratégicos da cidade com fotos das sacolas estampadas em seus pára-brisas traseiros.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explicou que a ação foi desenvolvida com o objetivo estimular a substituição das sacolas de plástico tradicional nas compras de supermercado. "Além disso, ações como esta também incentivam a reciclagem e, conseqüentemente, a redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários; itens que fazem parte da política de resíduos sólidos do Paraná", destacou.

Segundo o diretor-executivo da Cidade Canção, Roberto Jacomele, cerca de 8 mil pessoas utilizam os 20 ônibus diariamente. "São 400 passageiros em cada veículo sendo diretamente atingidos pela ação a cada dia; isso sem contar nos demais pedestres e motoristas que percebem a foto durante o trajeto dos ônibus", comentou. Cada veículo da empresa percorre, em média, 300 quilômetros por dia.

Para ele, é gratificante participar de ações como esta. "Nós, do setor de transporte público, estamos muito satisfeitos em colaborar com a Secretaria. Mas o melhor de tudo é estimular a conscientização e conseguir com que as pessoas entendam que, agindo dessa forma, podemos ter um mundo melhor", declarou.

INCENTIVO A PRODUÇÃO - A indústria TN Bolsas, responsável pela fabricação das sacolas em Maringá, já produziu mais de 2 mil sacolas desde o começo do ano. Segundo a gerente da fábrica, Ana Carolina Nicolau, com a divulgação dos produtos nos ônibus a procura pelas bolsas praticamente dobrou. Além disso, de acordo com o chefe do escritório regional do IAP em Maringá, Paulino Mexia, diversas entidades já entraram em contato para saber mais informações sobre sacola.

A cooperativa Cocamar foi uma das organizações que já anunciou a produção de 600 bolsas para professores e cooperados com o objetivo de difundir ainda mais o trabalho de reciclagem. O consultor ambiental da Cocamar, Osvaldo Danhoni, destacou que a cooperativa sempre realiza trabalhos de conscientização ambiental em escolas e que as sacolas são uma ótima oportunidade para apresentar os benefícios da reciclagem.

"Já possuíamos alguns banners e, com a ajuda do IAP, que nos forneceu mais material, vamos contribuir com a redução da geração de lixo e mostrar a importância do material reciclado", detalhou Danhoni.

NOVAS ADESÕES - O Grupo Catuaí, que está construindo um novo shopping em Maringá, é outra empresa que se preocupa com sustentabilidade ambiental. Após conhecer o projeto, o grupo levou a campanha de sacolas retornáveis para um evento no Catuaí Shopping Londrina.

Segundo a coordenadora de marketing do shopping de Londrina, Fernanda Pires, o IAP forneceu um apoio indispensável para a realização do evento. "Além de apresentar o projeto, o IAP foi um parceiro fantástico em ceder a matéria-prima para levarmos a conscientização da importância de reciclarmos o banner", concluiu.

continua após publicidade