Região

População aprova a 'Operação Viva Apucarana'

Da Redação ·
 Limpeza pública e ações de saúde marcaram início do mutirão
fonte: Delair Garcia
Limpeza pública e ações de saúde marcaram início do mutirão

Primeira comunidade a ser beneficiada pelo Programa de Governo Integrado “Operação Viva Apucarana: Prefeitura nos Bairros”, o Núcleo Habitacional Adriano Correia acompanhou nesta segunda-feira (28/02) um ritmo de trabalho, por parte das secretarias municipais, que o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) pretende estender para todas as regiões da cidade. A ação teve início com a instalação do gabinete municipal junto às dependências da Escola Municipal Plácido de Castro. A projeção inicial é de que cada operação integrada permaneça no bairro alvo pelo menos por três dias consecutivos.
 

continua após publicidade

Enquanto durarem os trabalhos, João Carlos permanecerá com seu gabinete na escola da comunidade, atendendo a população com auxílio de sua equipe e despachando administrativamente como se estivesse no Paço Municipal. “O mais importante deste programa é que ele não é só feito pelo prefeito, pelas secretarias, mas sobretudo é feito com a participação da população. É o que eu sempre planejei fazer, sair do meu gabinete e ir ao encontro dos moradores, atendendo-os de uma maneira diferenciada, direta”, salientou. Tendo como base o programa Células Comunitárias, que dividiu Apucarana em 24 regiões (16 urbanas e 8 rurais), além dos serviços básicos, todas as secretarias e autarquias também atuam no programa.
 

A população aprovou a iniciativa. Uma breve circulação pelo bairro é o suficiente para resumir a impressão que a iniciativa idealizada pelo prefeito João Carlos de Oliveira vem tendo por parte dos moradores. “A operação iniciou e está muito boa, precisava desta intervenção rápida. Tem bastante operário, várias máquinas”, testemunha Dercino Grugel de Souza. “Está um trabalho especial, ótimo. A sujeira vai acumulando e agora a população também está colaborando, isto é muito bom. Agora a prefeitura terá maior facilidade para manter, pois se torna menos serviço, é mais fácil de agir”, diz o morador Israel Correia.
 

continua após publicidade

Já Maria Morais destaca o aspecto da melhoria da segurança. “Estava feio. Com o mato alto, tinha gente em frente a minha casa, sempre de olho, de noite, de dia. E agora com esta limpeza tende a acabar. Ficou muito bom para a nossa segurança. Tenho a minha filha e ficava sempre preocupada. Agora ficou jóia, é gostoso a gente ver a paisagem”, conta.
 

A “Operação Viva Apucarana” será intensa nestes primeiros 90 dias com serviços de limpeza urbana e recuperação da malha viária. “Priorizamos o combate a dengue, a poda de árvores, roçagem de praças e terrenos públicos, pinturas de faixas de pedestres, limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais, revisão do sistema de iluminação pública, recolhimento de entulhos, plantio de árvores”, exemplica o prefeito João Carlos.

Somente no primeiro dia, no Núcleo Adriano Correia, foram desobstruídos 22 bueiros e recolhidas várias toneladas de lixo, galhos, madeiras e entulhos de construção civil. “Estamos tendo o apoio do Exércio Brasileiro. Os materiais que são recicláveis são destinados à Cocap”, explica João.

continua após publicidade

Nos mutirões, a Autarquia Municipal de Saúde realiza intensa mobilização contra a dengue, inclusive com apoio do Exército, e a promoção do Circuito da Saúde, levando a presença de profissionais como nutricionista, educador físico, psicólogo e fisioterapeuta. Verificação de índices de massa corpórea, orientação postural, teste de glicemia, divulgação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose com banners, folders orientativos e profissionais para esclarecimentos.

A Secretaria da Adminitração realiza balanço patrimonial nas comunidades atendidas, elencando também gastos e outros investimentos públicos. A Fazenda Municipal orienta sobre IPTU, contribuição de melhoria (asfalto feito em parceria com a comunidade), alvará de licença, ISS, entre outros assuntos do setor de fiscalização.

A Autarquia Municipal de Educação concentra esforços na campanha de redução do analfabetismo, levando ainda a biblioteca itinerante para que a comunidade possa ter acesso à leitura e à cultura. A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família realiza palestras e discussões que abordam, entre outros assuntos, a igualdade de gênero.

continua após publicidade

A Secretaria de Assistência Social realiza cadastramento de pessoas, informando sobre programas sociais municipais, estaduais e federais. Também explana sobre os serviços oferecidos nos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social, e realiza encaminhamentos.

Dentro da Operação Viva Apucarana, a Fundação Cultural contribui com exibição de documentário, apresentação da Escola Municipal de Dança e da Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva.
 

continua após publicidade

Com a meta de dar vasão às demandas administrativas e resolver os principais problemas infraestruturais hoje existentes nos bairros, a “Operação Viva Apucarana: Prefeitura nos Bairros”, faz parte do chamado “Contrato de Gestão”, assinado na última sexta-feira por todos os secretários municipais e diretores das autarquias (Saúde, Educação, Serviços Funerários e Cultura), onde cada gestor elencou e se comprometeu a cumprir metas de trabalho a curto, médio e longo prazos. Como testemunhas dos compromissos assumidos, assinaram o vice-prefeito Antônio Waldemar Garcia (PSDB) e o Ten. Cel. Wellington Silva Lousada, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz).
 

O próximo bairro a ser atendido, será a Vila Regina. “As demais localidades serão definidas gradativamente”, destaca o prefeito, que concebeu pessoalmente o programa.
 

No Plano de Ação, entre as metas na área da infraestrutura urbana previstas no Contrato de Gestão estão a de concluir a pavimentação da Avenida Central do Paraná, o recape do entorno do Parque Municipal Jaboti, a pavimentação de ruas do Distrito de Vila Reis e o paralelepípedo no Loteamento Norte do Paraná, além da manutenção de equipes permanentes da operação tapa-buracos.
 

Origem
 

O estabelecimento de um “Contrato de Gestão” entre o staff da Prefeitura de Apucarana ficou definido durante o 1º Seminário Municipal de Gestão para Resultados, uma capacitação interna realizada em meados de janeiro junto ao primeiro escalão. O momento teve, entre outros objetivos, fazer uma análise crítica dos dois primeiros anos administrativos, pesando o que foi feito e o que ainda resta concretizar até o final do atual mandato. “Temos como meta estabelecermos este tipo de seminário como algo recorrente para estes próximos dois anos”, destaca o prefeito.
 

O monitoramento do cumprimento dos objetivos traçados pelo contrato será rigoroso por parte do prefeito João Carlos. Caso seja verificado algum atraso ou ausência de atividade na programação, o gestor da pasta será imediatamente contatado para explicações.