Região

Em uma semana são registrados 810 casos de dengue

Da Redação ·
 Dos casos de dengue confirmados, 39 foram informados como graves
fonte: Divulgação
Dos casos de dengue confirmados, 39 foram informados como graves

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou ontem mais 810 casos de dengue no Estado desde o boletim da semana passada. Agora o Paraná contabiliza 2.193 casos de dengue em 76 municípios. Londrina concentra o maior número de casos confirmados (1.089), seguido por Jacarezinho (489) e Cornélio Procópio (179). Também foram confirmadas mais duas mortes nesta semana, uma em Londrina e outra em Jacarezinho. No boletim do dia 21 de fevereiro eram 1.383 casos.


Dos casos confirmados, 39 foram informados como graves — 30 casos de dengue com complicação (DCC) e nove de febre hemorrágica por dengue (FHD), sendo que 36 casos evoluíram para cura e três pessoas morreram. “Esta situação iniciou-se em 2010 e é consequência da falta de planejamento e ações articuladas entre Estado e municípios, o que estamos corrigindo agora”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

continua após publicidade


Para dar ênfase à assistência, uma das prioridades do plano emergencial de combate à dengue, ontem a Secretaria da Saúde promoveu em Londrina um treinamento específico para profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes de dengue nas UTIs.


“Trouxemos o médico intensivista Kleber Luz, que é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e umas das maiores autoridades neste assunto, para falar sobre a assistência aos pacientes que podem evoluir para as formas mais graves de doença”, afirmou Sezifredo Paz. Além dos 31 profissionais que participaram do treinamento presencial, uma parceria com a Unimed Londrina possibilitou que a palestra fosse transmitida para mais sete regiões do Estado.


Hoje, Paz acompanha a visita dos representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde a Londrina para averiguar a situação da cidade e do Estado em relação à dengue. “A secretaria vai solicitar mais apoio do Ministério da Saúde para controlar a doença no Paraná”, ressaltou.


Até a semana passada eram notificados quase 10 mil casos suspeitos de dengue. 193 municípios tinham notificação da doença, que precisam ser avaliados por testes. O informe semanal da dengue completo está disponível no site www.dengue.pr.gov.br.