Região

Melhora qualidade da água do mar no Paraná

Da Redação ·
 Melhora qualidade da água do mar no Paraná
fonte: SECS
Melhora qualidade da água do mar no Paraná

Cinco pontos monitorados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – quatro deles localizados em balneários de Pontal do Paraná e um em Matinhos – passaram de próprios com restrições (bandeira amarela) para próprios para banho (bandeiras azuis). Os resultados estão no 11.º boletim de balneabilidade, divulgado nessa semana.

continua após publicidade

Dos 49 pontos monitorados nas praias do Paraná, 42 estão próprios para banho, 27 sinalizados com bandeiras azuis e 15, com bandeiras amarelas (não são recomendados 24 horas após chuvas intensas). Permanecem apenas sete pontos impróprios para o banho de mar, devido aos altos índices de coliformes fecais encontrados na água.

continua após publicidade

Os pontos em que a qualidade da água melhorou esta semana são: em Praia de Leste, ponto localizado na Rua Baronesa do Cerro Azul; em Ipanema, próximo a Rua São Luiz e no balneário de Shangri-lá os dois pontos monitorados pelo IAP voltam a ser sinalizados com bandeiras azuis. Já em Matinhos, o ponto monitorado no Balneário Solymar à direita do Camping Club também volta a ser totalmente próprio para banho.

continua após publicidade

O presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, lembra que os veranistas também podem obter informações sobre a balneabilidade no site www.iap.pr.gov.br e nas centrais do IAP instaladas em Guaratuba, Matinhos e Ipanema.

LEI - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência em que são utilizados para recreação. O boletim divulgado nesta sexta-feira (25) avaliou o resultado de cinco coletas semanais consecutivas – iniciada em 15 de novembro - exigidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para definir o índice de balneabilidade. O procedimento usa o indicador escherichia coli - bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente.

continua após publicidade

OESTE - Na Costa Oeste, os 16 pontos monitorados pelo IAP, nas praias artificiais do Lago de Itaipu, são próprios para banho. Já o único ponto monitorado na represa do Capivara, na região Norte, está próprio para o banho pela segunda semana consecutiva.