Região

Apucarana faz primeiro teste de biodisel com óleo de fritura

Da Redação ·
 Programa vai ter Eco Pontos para coletas
fonte: Divulgação
Programa vai ter Eco Pontos para coletas

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) vai realizar hoje (25) o primeiro teste do Biodisel, feito a partir de óleo de fritura, em um carro da frota municipal. O evento será às 16 horas, em frente a Prefeitura de Apucarana e poderá ser acompanhado pela imprensa e pelo público presente.
 

continua após publicidade

O projeto “Biodiesel Cidade Alta”, inédito no Vale do Ivaí, foi assinado no último dia 27 de janeiro e é uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Apucarana) e a empresa Quimicamil.
 

Para a obtenção da matéria-prima (óleo de fritura), o projeto conta ainda com o apoio de grandes geradores como: restaurantes, lanchonetes, hotéis, bem como dos estudantes e das donas de casa, que terão ecopontos para o descarte correto do resíduo, especialmente instalados em escolas e prédios públicos. “Se não for em parceria, este tipo de projeto fica inviável. Há por aí experiências e projetos pilotos, mas nada como está sendo iniciado em Apucarana”, assinalou João Batista Beltrame (Joba), secretário Municipal de Meio Ambiente. A intenção é que a produção em larga escala do biocombustível tenha início em março.
 

continua após publicidade

Mais informações sobre o projeto e sobre o teste de hoje podem ser obtidas na SEMATUR, através dos telefones 3423 0142 ou 3424 2633.