Região

Começa hoje o Ciclo Seminários Temáticos Ambientais em Londrina

Da Redação ·

Mecanismos de desenvolvimento e a geração de créditos de carbono é o tema do primeiro evento do Ciclo Seminários Temáticos Ambientais, que tem início hoje, 26 de setembro, às 14 horas, na sala 366, do Centro de Ciências Exatas, da UEL. A questão será discutida pelas professoras Irene Domenes Zapparoli, do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual de Londrina, e Leliana Casagrande Luiz, da Unopar e Instituto Ambiental do Paraná. Antes, porém, haverá apresentação do programa do evento, seus objetivos, resultados esperados pela diretoria do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente da UEL (NEMA).

O Ciclo é uma proposta do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (NEMA), dos centros de estudos da UEL: CCA, CCE, CCS e CESA; Grupo de Pesquisa de Análise Ambiental do departamento de Geociências (CNPq/UEL) e Mestrado em Geografia.

Objetivo é proporcionar um debate sobre o aproveitamento dos créditos de carbono, legislação ambiental no tocante às áreas naturais em espaços agrários, bem como o gerenciamento, a redução dos resíduos sólidos hospitalares e a importância da Educação Ambiental.

O Ciclo será desenvolvido até 28 de novembro, em cinco etapas:

os seminários serão realizados a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, a partir das 14 horas. As inscrições estão abertas na secretaria geral do Centro de Ciências Exatas (CCE), com Analice, telefone 3371-4611. A taxa de inscrição é de R$ 2,00.

Programa do Ciclo

10 de outubro

Seminário sobre Áreas Naturais, Agricultura e a Legislação Ambiental Pertinente

Professores: Ayres de Oliveira Menezes Júnior - do Centro de Educação Comunicação e Artes/UEL; e Carlos Alberto Hirata, chefe do Núcleo do IAP, em Londrina, e docente da UEL.

24 de outubro

Seminário sobre Impactos Ambientais no Uso do Solo Urbano e Rural

Professores: Nilza Freres Stipp - do Centro de Ciências Exatas/UEL; e Ricardo A. Campos, da Universidade do Estado do Norte do Paraná, de Cornélio Procópio.

14 de novembro

Seminário sobre Gerenciamento de Resíduos Hospitalares - Humano/Animal.

Professora Renata Aparecida Belei ( do Centro de Ciências da Saúde da UEL; e o técnico em Assuntos Universitários, Aparício Lopes Júnior, do Hospital Veterinário, aluno do curso de Especialização em Análise Ambiental e Ciências da Terra, no Departamento de Geociências da UEL.

28 de novembro

Seminário sobre "A Educação Ambiental como elo integrador na recuperação e preservação ambiental

Professores: Maria Clementina Colito -do Centro de Estudos Sociais Aplicados/UEL e Marcelo Eduardo Freres Stipp, professor da UENP/Cornélio Procópio.

continua após publicidade