MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Empresários de Apucarana querem o mercado exterior

Os fabricantes de bonés de Apucarana, que produzem mais de 4 milhões de unidades por mês, mais de 50% do total produzido no Brasil, querem ganhar o mercado externo. Segundo o último censo do setor realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Eco

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.09.2008, 15:51:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os fabricantes de bonés de Apucarana, que produzem mais de 4 milhões de unidades por mês, mais de 50% do total produzido no Brasil, querem ganhar o mercado externo. Segundo o último censo do setor realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), são 137 empresas formais fabricantes de bonés, no município, com mais de 450 em toda a cadeia produtiva.

Constituída como um Arranjo Produtivo Local (APL) - aglomerações de micro, pequenas e médias empresas que atuam em uma atividade produtiva comum -, o APL de Bonés de Apucarana executa ações para a inserção de produtos em novos mercados. O coordenador de imagem e mercado do APL de Bonés de Apucarana, Cleverson Roberto da Silva, explica que uma grande análise de produto e de processo organizacional das empresas está sendo realizada. Percebemos a falta de informação que os empresários tinham em relação à cultura exportadora. Por isso, o APL está trabalhando para que as empresas ampliem os seus mercados de atuação, diz.

continua após publicidade

O setor garante para Apucarana cerca de 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos e lhe deu o título Capital do Boné, há duas décadas. O Governo do Estado, demais entidades governamentais e privadas, de ensino e pesquisa querem agora fortalecer a excelência da produção para que ela seja absorvida também no comércio internacional.

CHINA - De 28 de outubro a 8 de novembro, dez empresários da cadeia produtiva de bonés de Apucarana vão estar na 104ª Canton Fair, em Pazhou, China. A missão empresarial à China irá conhecer as novidades do setor têxtil, além de visitas em empresas. Na última edição, participaram como expositores 514 empresas estrangeiras de 51 países, movimentando US$ 45 bilhões. Da China, participaram 18 mil expositores. De acordo com Cleverson Roberto da Silva, a China é um mercado muito atrativo, onde os empresários paranaenses também poderão aplicar nas suas empresas o conhecimento apreendido. Não queremos competir com o mercado chinês, mas sim produzir produtos iguais ou superiores e gerar mais renda para Apucarana, afirma.

continua após publicidade

APL DO BONÉ TERÁ PLANO DE AÇÃO PARA 2009

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Empresários de Apucarana querem o mercado exterior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!