Região

Vestibular da UEL registra queda no número de inscritos

Da Redação ·

A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou os números do Vestibular 2009 da instituição. Foram recebidas 23.096 inscrições, das quais 933 ganharam isenção do pagamento da taxa. Outras 372 receberam descontos. Em relação ao Vestibular 2008 a UEL registrou uma diminuição de pouco mais de 9% no número de candidatos. No último ano foram 25.363.

continua após publicidade

"Estamos quantificando a relação candidato/vaga dos 42 cursos de graduação, mas a princípio detectamos uma diminuição dos inscritos nos cursos noturnos" afirmou o professor Silvano Cesar da Costa, coordenador da COPS. Segundo ele, a diminuição na procura está ligada à política do governo Federal, que ampliou o financiamento de cursos graduação em faculdades e Universidades particulares, por meio do Prouni. Outro fato que pode ter colaborado para a queda no número de inscritos no concurso da UEL é a expansão natural de cursos seqüenciais, de dois anos, que oferecem formação de tecnólogo.

As 3.050 vagas em 42 cursos de graduação serão preenchidas por dois sistemas: o universal e o de cotas, onde até 40% das vagas são reservadas para candidatos oriundos de instituições públicas de ensino brasileiras e para os que se autodeclararem negros. A 1ª fase do vestibular será realizada no próximo dia 9 de novembro, com prova de Conhecimentos Gerais. A 2ª fase será nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. As provas serão de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; Conhecimentos Específicos e Habilidade Específica, só para candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico, Educação Artística e Música.

continua após publicidade

O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 25 de novembro, às 17 horas, juntamente com a convocação dos candidatos para a 2ª fase. A relação de aprovados na 2ª fase sai no dia 16 de janeiro, às 12 horas. Este ano os aprovados farão o processo de pré-matrícula pela Internet, no endereço eletrônico www.uel.br/prograd .