Região

Arapongas alerta para o uso correto do capacete

Da Redação ·
Arapongas alerta para o uso correto do capacete
fonte: Divulgação
Arapongas alerta para o uso correto do capacete

Mesmo com as estatísticas apontando para um aumento dos acidentes envolvendo motos, boa parte dos condutores deste ágil, mas perigoso meio de transporte, ainda reluta em respeitar a Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que prevê o uso de capacete dentro das normas técnicas requeridas. Conforme a Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança (Diretran/Sestran), em Arapongas tem sido grande o número de suspensões do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação, pelo uso inadequado do capacete.

continua após publicidade

O motivo principal tem sido o uso de viseira irregular, de capacete sem viseira ou a falta de capacete, cuja infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 191,54 e suspensão do direito de dirigir com recolhimento da habilitação. A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos também é considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. ”Até mesmo pilotar com a cinta da jugular do capacete aberta, ocasiona esse tipo de penalidade”, frisa o major Arnaldo, da Diretran.

continua após publicidade

Ele finaliza lembrando que, assim como o cinto de segurança nos veículos, o capacete é o principal equipamento de proteção individual para os condutores de motocicleta. ”Mas para que a eficácia desse equipamento seja atingida ao máximo, os motociclistas devem ficar atentos ao seu uso correto, para que depois não venham a fazer parte das estatísticas ou mesmo tenham sua habilitação retida”, alertou o major, lembrando que, embora representem apenas 25% da frota de veículos Nacional, as motos lideram a estatística do DPVAT , que é o seguro pago a vítimas de acidente de trânsito. ”Em 2010, 60% destas indenizações foram para motociclistas”, acrescenta.

continua após publicidade

RESOLUÇÃO 203


A Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito proíbe a fixação de películas na viseira do capacete. Durante o dia, é permitido o uso de viseira fumê, mas à noite, deve ser utilizada a cristal (transparente). Durante a condução, a viseira deve permanecer fechada. Na utilização de capacetes que não possuem viseira, é obrigatório o uso de óculos fixados ao capacete para proteção dos olhos. Outro item de segurança importante no capacete é a faixa refletiva, para que o condutor seja visto à distância durante a noite. As faixas refletivas devem estar nos quatro lados do capacete (frente, atrás e aos lados. Para uso de motos na categoria particular as faixas devem ser brancas.