Região

Apucaranenses são detidos por pirataria em São Paulo

Da Redação ·
Em dezembro de 2010, um ônibus de turismo teve a carga apreendida em Apucarana
fonte: Sérgio Rodrigo
Em dezembro de 2010, um ônibus de turismo teve a carga apreendida em Apucarana

Uma operação conjunta da Delegacia Antipirataria (DIG) e do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) apreendeu no início da manhã de ontem, em São Paulo, uma carga de mercadorias falsificadas. Os bonés e camisetas foram produzidos em Apucarana e foram transportados em um ônibus de turismo que também foi apreendido.

continua após publicidade


Oito pessoas que estavam no ônibus foram detidas. O veículo estava em trecho próximo ao acesso do Brás, bairro de compras populares especializado em confecções. Vinte e sete policiais participaram da operação, que também localizou mercadorias na rua Oriente, dentro do bairro.


Foram apreendidos 23 mil itens que reproduzem marcas famosas como Nike, Oakley, Carmin, Levis e Adidas. O material foi encaminhado ao Deic.

continua após publicidade


Segundo o delegado Eduardo Gobbetti, da Delegacia Antipirataria, as investigações da polícia paulista descobriram o esquema usado pelos apucaranenses para distribuir o material, através de ônibus de turismo, que poderiam ser confundidos com veículos de compristas.


Os oito detidos, cujos nomes não foram liberados, foram encaminhados à Delegacia Antipirataria, ouvidos e liberados em seguida. Eles vão responder processo por crime contra a relação de consumo.


O material apreendido, segundo o delegado, deve passar por perícia técnica para comprovar a falsificação e avaliar formalmente o valor da carga.


No final de dezembro, uma operação do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), de Maringá apreendeu mercadorias de 3 facções de Apucarana. Dias depois, um ônibus de turismo e dois veículos foram apreendidos pela Polícia Militar de Apucarana lotados de bonés e camisetas que seguiriam para São Paulo.