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Dois acidentes em 4 dias na Minas Gerais

Em um intervalo de menos de uma semana, a Avenida Minas Gerais foi palco de dois acidentes causados praticamente pelo mesmo motivo: as conversões à esquerda. Apesar de proibidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) desde maio do ano passado, a prática

Da Redação

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 Mesmo com multas, motoristas mantêm conversões irregulares na Minas Gerais
Icone Camera Foto por Sérgio Rodrigo
Mesmo com multas, motoristas mantêm conversões irregulares na Minas Gerais
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2011, 09:40:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:17
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Em um intervalo de menos de uma semana, a Avenida Minas Gerais foi palco de dois acidentes causados praticamente pelo mesmo motivo: as conversões à esquerda. Apesar de proibidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) desde maio do ano passado, a prática continua indiscriminada. E a via, que é um trecho urbano da BR-369, deve demorar a receber medidas que coíbam os acidentes.

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Na última sexta-feira, um motociclista morreu ao ser atingido por um veículo que teria desviado de um caminhão que invadiu a pista durante a manobra. Anteontem à noite, outro motoqueiro foi atingido na avenida.


O pintor José Carlos Félix, de 35 anos, trafegava no sentido centro-bairro, com um Ford Escort placas de Apucarana, quando parou no meio da pista para fazer conversão à esquerda e entrar na Rua Brasília. “Um carro que trafegava do lado da moto prejudicou a minha visão e quando dobrei com o Escort para a esquerda ocorreu a colisão. Sinceramente, não vi o motoqueiro”, admitiu o motorista.

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O motociclista, Clodoaldo Correia Gasparoti, de 18 anos, foi jogado a cerca de 15 metros de distância da moto. Ele foi socorrido por Bombeiros e encaminhado ao Hospital da Providência. Ontem, ele permanecia internado no quarto em quadro clínico estável.


Formas de melhorar a segurança da Avenida Minas Gerais vem sendo discutidas desde 2008. Radares chegaram a ser instalados na via pela Prefeitura, mas desde maio de 2009, quando a PRF assumiu o policiamento das rodovias federais, o município deixou de ter autonomia para intervir na via.


Atualmente o município aguarda um pedido feito junto a PRF e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNTI) para municipalizar a fiscalização do trecho. “Enquanto isso não sair estamos de mãos atadas”, afirma o gerente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) José Luís Alves Miguel, que estuda formas de resolver um novo nó no trânsito no local que deve se formar a partir da inauguração do Super Muffato, que está sendo construído na Avenida Minas Gerais. “Teremos que correr atrás de um convênio para pedir que a Viapar implante ali um semáforo para permitir essas conversões”, afirma.

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Multas são diárias, diz PRF

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O inspetor da PRF, Pedro Farias , afirma que a polícia está fiscalizando e multando motoristas que fazem a conversão irregular. Apesar de não saber precisar quantas notificações foram feitas neste ano, ele afirma que as multas são diárias. “Nossa política é cumprir rigorosamente a lei e as conversões, além de proibidas, são arriscadas. Segundo ele, uma comissão foi formada na PRF para avaliar o projeto de transição da avenida para o município.


Para ele, a saída para o problema seria implantar semáforos em alguns pontos da avenida para regular as conversões. O gerente do Idepplan, José Luiz Alves Miguel, pede que a população local dê o exemplo. “Sei que é até ingênuo pedir isso, mas se motorista de Apucarana andar no limite da velocidade inibiria os outros motoristas ”, acredita.


Quem trabalha na via, vê de perto e teme a imprudência alheia. A gerente de uma concessionária afirma que a empresa está até evitando usar o estacionamento externo por motivos de segurança. “Toda a hora vemos essas conversões”, afirma Lílian Melhado.

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