Região

Força Verde apreende 40 pássaros em Apucarana

Da Redação ·
 Aves de nove espécies diferentes foram encontradas
fonte: Delair Garcia
Aves de nove espécies diferentes foram encontradas

Quarenta. Este foi o total de aves silvestres apreendidas na manhã de ontem, em Apucarana. A apreensão foi realizada por policiais militares da Força Verde, na Vila Regina. Entre as espécies encontradas estavam trinca-ferros, pássaros-preto, azulões, coleirinhas, tico-ticos, sabiás, sangrinhos, canários terra e pintassilgos. Todos os pássaros estavam presos em gaiolas.

continua após publicidade


De acordo como cabo da Força Verde Marcelo de Assis da Cunha, as aves estavam no interior de uma residência, na Rua Alexandre Adolfo. O proprietário, cujo nome não foi divulgado, não estava no local. “Tivemos de deixar o auto de infração com a esposa dele. Mesmo assim, essa pessoa terá de pagar multa, já que não possuía registro da maioria das aves. Além disso, alguns pássaros também estavam machucados”, aponta.


Cunha relata que os policiais ambientais chegaram até o cativeiro após uma denúncia anônima. O criador, conforme ele, também já havia sido autuado antes. “Levamos os pássaros, mas ele apareceu com outros. Agora, vamos fazer um ofício para o Ministério Público, em função da reincidência do proprietário”, salienta.

continua após publicidade


A multa a ser paga por cada ave apreendida é de R$ 500. Os pássaros devem ser encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Tijucas do Sul.


Nessa semana, a Força Verde já havia apreendido outras 40 aves, em Rolândia. Denúncias sobre delitos ambientais podem ser repassadas à polícia através do telefone 0800-643-0304.