Região

Indústrias concentram focos de dengue em Arapongas

Da Redação ·
16ª RS já confirmou um caso de dengue na região
fonte: Arquivo TN
16ª RS já confirmou um caso de dengue na região

A 16ª Regional de Saúde (RS) confirmou anteontem o primeiro caso de dengue da região. A situação, registrada em Arapongas, é importada de Dracena, no interior de São Paulo, e foi divulgada nessa semana, no quarto boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Além da confirmação, o município tem 64 notificações da doença, sendo 41 com exames ainda sem resultado. Em 2010, no mesmo período, Arapongas contabilizava 15 suspeitas de dengue, 400% a menos do que neste ano.

continua após publicidade

Mas, não é apenas a elevação desses números que está deixando as autoridades de saúde em alerta no município. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Aparecida de Oliveira, Arapongas enfrenta ainda o alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na área que abriga as indústrias da cidade.

“No último levantamento feito constatamos 15% de infestação, um percentual muito alto, já que o preconizado é de até 1%”, salienta. No restante do município, o índice obtido foi de 1,02%.

continua após publicidade

Depois que os agentes de combate à dengue encontraram copos descartáveis e embalagens de marmita com água parada em indústrias, Maria Aparecida relata que foi preciso chamar a atenção dos estabelecimentos.

“Enviamos notificações e uma carta para que as gerências eliminem esses focos. Em caso de reincidência, abriremos um processo junto ao Ministério Público, em função do prejuízo para todo o município”, assinala.

O município agora, conforme ela, vai investir em palestras junto aos funcionários de indústrias, além de intensificar a conscientização sobre os riscos do Aedes em toda a cidade. “Todo o dia encontramos focos da dengue. A população sabe, mas deveria se preocupar mais”, adverte.

No ano passado, Arapongas registrou 25 casos de dengue. Cerca de 45 pessoas atuam no controle de endemias no município. Em todo o Paraná, desde o início de 2011, 5.064 casos de dengue foram notificados no Estado. Deste total, 582 foram confirmados, sendo 554 autóctones e 28 importados.