MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Indústrias concentram focos de dengue em Arapongas

A 16ª Regional de Saúde (RS) confirmou anteontem o primeiro caso de dengue da região. A situação, registrada em Arapongas, é importada de Dracena, no interior de São Paulo, e foi divulgada nessa semana, no quarto boletim da Secretaria de Estado de Saúd

Da Redação

·
16ª RS já confirmou um caso de dengue na região
Icone Camera Foto por Arquivo TN
16ª RS já confirmou um caso de dengue na região
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2011, 06:55:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A 16ª Regional de Saúde (RS) confirmou anteontem o primeiro caso de dengue da região. A situação, registrada em Arapongas, é importada de Dracena, no interior de São Paulo, e foi divulgada nessa semana, no quarto boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Além da confirmação, o município tem 64 notificações da doença, sendo 41 com exames ainda sem resultado. Em 2010, no mesmo período, Arapongas contabilizava 15 suspeitas de dengue, 400% a menos do que neste ano.

continua após publicidade


Mas, não é apenas a elevação desses números que está deixando as autoridades de saúde em alerta no município. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Aparecida de Oliveira, Arapongas enfrenta ainda o alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na área que abriga as indústrias da cidade.


“No último levantamento feito constatamos 15% de infestação, um percentual muito alto, já que o preconizado é de até 1%”, salienta. No restante do município, o índice obtido foi de 1,02%.

continua após publicidade


Depois que os agentes de combate à dengue encontraram copos descartáveis e embalagens de marmita com água parada em indústrias, Maria Aparecida relata que foi preciso chamar a atenção dos estabelecimentos.


“Enviamos notificações e uma carta para que as gerências eliminem esses focos. Em caso de reincidência, abriremos um processo junto ao Ministério Público, em função do prejuízo para todo o município”, assinala.


O município agora, conforme ela, vai investir em palestras junto aos funcionários de indústrias, além de intensificar a conscientização sobre os riscos do Aedes em toda a cidade. “Todo o dia encontramos focos da dengue. A população sabe, mas deveria se preocupar mais”, adverte.


No ano passado, Arapongas registrou 25 casos de dengue. Cerca de 45 pessoas atuam no controle de endemias no município.
Em todo o Paraná, desde o início de 2011, 5.064 casos de dengue foram notificados no Estado. Deste total, 582 foram confirmados, sendo 554 autóctones e 28 importados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Indústrias concentram focos de dengue em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!