MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Ciclone extratropical vindo da Argentina deve atingir o Paraná

Os departamentos de Defesa Civil dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná orientam a população para que procure abrigo em locais seguros no caso de fortes chuvas com vento, ocasionado pela aproximação de um ciclone extratropical

Da Redação

·
 Imagem ilustrativa/Ciclone se aproxima da Região Sul
Icone Camera Foto por Divulgação
Imagem ilustrativa/Ciclone se aproxima da Região Sul
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2011, 13:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os departamentos de Defesa Civil dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná orientam a população para que procure abrigo em locais seguros no caso de fortes chuvas com vento, ocasionado pela aproximação de um ciclone extratropical vindo da Argentina.

continua após publicidade

No Rio Grande do Sul está chovendo e há previsão de instabilidade por quatro dias. A Defesa Civil gaúcha fez alerta para todo o estado e pede atenção especial das prefeituras às áreas de risco de enchente e deslizamento como beiras de rio e encostas de morro.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil divulgou orientações na internet para que, além de buscar abrigo em caso de chuva, as pessoas “evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados”.

continua após publicidade

Em caso de alegamento, a população deve evitar o contato com a água para se prevenir do contágio de doenças. Todos devem ficar atentos, nas áreas de encosta, ao movimento de terra e rochas e observar a inclinação de postes e árvores.

Se houver chuva de granizo, o conselho é ir para lugares com boas coberturas (como os banheiros das residências, que, além do telhado ou laje, costumam ter forro próprio). Durante as chuvas, portas e janelas devem ser fechadas e os moradores não devem manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone por causa da descarga elétrica de raios.

No Paraná, o subtenente do Corpo de Bombeiros Luiz Cláudio Trierweiler informa que a Defesa Civil monitora a possibilidade de chuva forte em locais isolados, mas ainda não tem previsão de quais pontos poderão ser afetados nem o horário. O ciclone pode levar a chuva ao Paraná ou para o mar.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma faixa de chuva poderá subir do litoral do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná atravessando a parte ocidental de Santa Catarina. Nos três estados, o número de emergência da Defesa Civil é o 199.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Ciclone extratropical vindo da Argentina deve atingir o Paraná "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!