Região

Educação Integral de Apucarana completa 10 anos

Da Redação ·
 Ano letivo teve início hoje na rede municipal de ensino
fonte: Edson Denobi
Ano letivo teve início hoje na rede municipal de ensino

Nesta terça-feira (8), a Autarquia Municipal de Educação (AME) deu início ao ano letivo. O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) realizou a abertura oficial na Escola Municipal Marilda Duarte Nolli, no Jardim Ponta Grossa, e destacou os 10 anos da Educação Integral. “Quero saudar neste momento os alunos, pais, professores e demais funcionários das escolas municipais. Entramos no décimo primeiro ano consecutivo do que hoje é um sistema consolidado, orgulho para a cidade e um modelo para o Brasil”, disse João Carlos.

continua após publicidade

Ele frisou que muitos alunos do início da iniciativa (2001), hoje estão na faculdade. “Muitos daqueles que ainda não ingressaram no ensino superior, desenvolveram talentos e vocações e são destaque na vida em sociedade, graças sobretudo ao aprendizado diferenciado oferecido pelas atividades extracurriculares na área intelectual, esportiva e cultural”, comentou o prefeito.

continua após publicidade

Na companhia do diretor-geral da AME, professor Cláudio Silva, João Carlos pediu aos alunos que aproveitem o ano. “Façam da escola um lugar especial, de aprendizado. Obedeçam aos professores, a todos os profissionais e, em casa, respeitem os pais. Agindo assim terão certamente um futuro brilhante, cheio de oportunidades”, ressaltou.

continua após publicidade

Apesar da escassez de recursos, ao longo dos 10 anos de educação a Prefeitura de Apucarana conseguiu aperfeiçoar a infraestrutura das escolas e elevar a qualidade do ensino. “Com a participação ativa da sociedade civil organizada, parceiros dos mais variados setores, conseguimos importantes avanços. Todas as escolas municipais, por exemplo, foram dotadas de quadra poliesportiva coberta e, somente no ano passado, entregamos duas novas escolas. Nossos alunos obtiveram notas no Ideb acima da média nacional e fomos escolhidos para receber o projeto-piloto Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal. O MEC também reconheceu o nosso trabalho, oficializando nossa Educação Integral como modelo para o Brasil”, enumerou João Carlos.

Ainda no setor da Educação, através do Pacto pela Educação Apucarana registrou grandes avanços também em outros níveis do ensino. “Somos polo universitário, com mais de 40 cursos superiores, e temos o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, considerado a unidade pública de ensino mais moderna do Paraná. Além disso, conquistamos o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). E no ensino profissionalizante, ganhamos novas e modernas unidades, como o novo Senac e o novo Sesi”, concluiu o prefeito.

continua após publicidade

Como funciona

continua após publicidade

O ensino integral de Apucarana oferece educação de qualidade no turno regular, a partir das 7h30, e atividades extracurriculares à tarde, até as 16h30. A educação é passada os alunos de forma completa através de professores capacitados periodicamente, material didático e três refeições diárias.

www.apucarana.pr.gov.br.