Região

Estado vai estudar projeto de incorporação da Faced pela Fecea

Da Redação ·

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal, deve agendar para os próximos dias uma visita técnica a Apucarana. O compromisso ficou acertado nesta segunda-feira (07/02), em Curitiba, durante audiência com uma comitiva de Apucarana que apresentou oficialmente, ao Governo do Paraná, a proposta de incorporação dos cursos da Faculdade Municipal Cidade Educação (Faced), pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), campus da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). “Com prevíamos, a idéia da junção teve uma boa receptividade.

continua após publicidade

O secretário ouviu atentamente todos os argumentos que apresentamos e se comprometeu a verificar os caminhos legais que devem ser seguidos daqui para a frente. Estamos dando os primeiros passos e esperamos que corra tudo certo. Uma vez efetivada, sem dúvidas esta união fortalecerá ainda mais o ensino superior no município”, destacou o prefeito João Carlos.

continua após publicidade

Segundo o secretário de Estado, a ideia será analisada. “Os benefícios proporcionados serão grandiosos. Dessa forma, temos de ser pragmáticos, encontrando uma maneira de resolver a questão”, analisou.

Além do prefeito João Carlos, o grupo de apresentação teve como participantes professor Rogério Ribeiro, diretor da Fecea, o vice-prefeito Antônio Waldemar Garcia (PSDB), diretor-geral da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME), professor Cláudio Silva, o secretário Municipal de Governo, Nilso Paulo da Silva, deputado federal Alex Canziani (PTB) e o reitor da UEPR, professor Zeferino Perin. A proposta de incorporação dos cursos da Faced – Filosofia, Letras (inglês e espanhol) e Pedagogia – vem sendo discutida desde o ano passado e foi sugerida pela própria Fecea, interessada em ampliar os seus cursos. Hoje a Prefeitura de Apucarana enfrenta dificuldades orçamentárias para manter a faculdade municipal, que absorbe investimento anual médio de R$450 mil.

continua após publicidade

Entre os pontos fortes da proposta, está a garantia, por parte da Fecea, de que a mudança não acarretará ônus para o Governo Estadual, “já que a Fecea tem infraestrutura suficiente e vagas disponíveis para contratação de professores em concurso público”, informa professor Rogério.

Especializada na capacitação de profissionais para a Educação, os cursos ofertados pela instituição pública municipal são Filosofia (4 anos - 100% presencial) - 45 vagas; pedagogia (4 anos - 100% presencial) - 90 vagas; Letras Português/Inglês (4 anos - 100% presencial) - 90 vagas; Letras Português/Espanhol (4 anos - 100% presencial) - 90 vagas. A Faced funciona na Avenida Aviação, 2100 - Jardim Monções, junto às instalações do CAIC.