Região

Qualidade da água de balneários continua boa no Paraná

Da Redação ·
Dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, 42 pontos estão próprios para banho
fonte: SECS
Dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, 42 pontos estão próprios para banho

O oitavo boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), manteve o mesmo número de pontos próprios para banho de mar da semana anterior. Dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, 42 pontos estão próprios para banho e apenas sete locais foram considerados impróprios e serão sinalizados com bandeiras vermelhas.

continua após publicidade

“Os resultados têm sido positivos mesmo com as chuvas de verão. Isso demonstra a redução da emissão de esgoto em nossas praias”, declarou o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto. Ele lembra que mesmo com os resultados positivos da balneabilidade, os moradores e veranistas não devem descuidar do esgoto das suas residências. “Ao alugar, construir ou reformar um imóvel no Litoral, a correta ligação do esgoto deve ser prioridade para garantirmos a boa qualidade da água das nossas praias”.

continua após publicidade

Ao todo, 23 pontos serão sinalizados com bandeiras azuis e 19 pontos serão sinalizados com bandeiras amarelas. Estes, em condições climáticas normais são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados.

continua após publicidade

Apenas três alterações ocorreram esta semana. Em Morretes, o ponto localizado no rio Nhundiaquara, no Porto de Cima - passou de azul para amarelo. Em Pontal do Paraná, balneário Shangrilá, o ponto localizado na rua Nepturnas e na praia de Guaratuba, ponto localizado à esquerda do Morro do Cristo, também tornaram-se próprios com restrições (bandeira amarela) nos dias de chuva.

Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br . Os veranistas também podem obter informações em três centrais do IAP instaladas na orla de Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema. O monitoramento da balneabilidade é realizado pela Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais (Depam) desde a temporada 1989/1990.

continua após publicidade

COSTA OESTE E REGIÃO NORTE – Na costa Oeste todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu continuam próprios para banho.

continua após publicidade

O ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio – região Norte – permanece impróprio, devido aos altos índices de floração de Algas que podem ser tóxicas por contato primário e pela ingestão acidental da água.

ALERTA - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.