Região

Fecea discute incorporação da Faced em reunião

Da Redação ·
 A Fecea poderá incorporar a Faculdade Cidade Educação
fonte: Arquivo
A Fecea poderá incorporar a Faculdade Cidade Educação

O professor Rogério Ribeiro, diretor da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), participa hoje (07), às 14 horas, de uma reunião com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Alípio Leal, em Curitiba. Na pauta a proposta de incorporação dos cursos da Faculdade Cidade Educação (Faced) pela Fecea. Também participam da reunião o prefeito João Carlos de Oliveira, o vice Antônio Waldemar Garcia, o secretário de governo Nilso Paulo da Silva, o deputado federal Alex Canziani e o reitor da Universidade Estadual do Paraná (UEPR), professor Zeferino Perin.

continua após publicidade

A proposta de incorporação dos cursos da Faced – Filosofia, Letras (inglês e espanhol) e Pedagogia – vem sendo discutida desde o ano passado, desde a divulgação das dificuldades que a prefeitura de Apucarana vem enfrentando para administrar a faculdade municipal. Em novembro, o vestibular de verão da Faced foi adiado para julho, em virtude dos problemas financeiros na instituição, e provocou uma ampla discussão sobre o assunto.

continua após publicidade

A Fecea, interessada em ampliar os seus cursos e também em valorizar o ensino superior em Apucarana, apresentou na época uma proposta de incorporação dos cursos ao prefeito João Carlos. A ideia foi bem recebida pelo prefeito e agora passa ser debatida junto ao governo do Estado.

continua após publicidade

“Acompanhamos a divulgação das dificuldades que o município vinha enfrentando para manter a Faced e, preocupados em manter os cursos em Apucarana, procuramos o prefeito para ajudar, ofertando uma alternativa para a faculdade municipal”, afirma Rogério Ribeiro. Ele observa que a Fecea sempre teve interesse em investir em cursos de licenciatura. Tanto é que no final do ano passado conseguiu aprovar o projeto de implantação do curso de Matemática, cujo primeiro vestibular será realizado neste domingo (6).

“Durante as discussões sobre a implantação do curso de Matemática, discutimos internamente por que não abrir também o curso de Letras. No entanto, a Faced já mantinha essa opção em Apucarana e, por isso, optamos por não concorrer com uma outra faculdade pública na cidade”, observa Rogério.

continua após publicidade

Ele observa que a proposta que será discutida na segunda-feira com o secretário Alípio Leal, juntamente com a comitiva de Apucarana, prevê a readequação de vagas já existentes na Fecea. “Temos 280 vagas no mesmo eixo acadêmico, que é gestão de negócios, sendo 190 apenas de Administração. É um número muito alto.

Por isso, pretendemos ampliar o nosso portfólio de cursos, ampliando as opções para os estudantes da região, e, ainda, colaborando com o município”, afirma Rogério, acrescentando que a mudança na acarretaria ônus para o governo estadual, já que a Fecea tem infraestrutura suficiente e vagas disponíveis para contratação de professores em concurso público.