Região

Controle de Endemias recebe 4 bombas UBV

Da Redação ·
Controle de Endemias recebe 4 bombas UBV
fonte: Profeta
Controle de Endemias recebe 4 bombas UBV

A Autarquia Municipal de Saúde, através da Divisão de Controle de Endemias, recebeu esta semana quatro novas bombas de Ultra Baixo Volume (UBV) Leve. A benfeitoria, que faz parte das ações de intensificação no combate à Dengue, vem reforçar a estrutura já existente no município.

continua após publicidade

As bombas foram repassadas através de comodato assinado entre o Município de Apucarana e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA)/16ª Regional de Saúde. “Esses novos equipamentos vêm fortalecer o combate a dengue em nossa cidade. Estamos com diversas ações em andamento, além do trabalho realizado dia-a-dia por nossos agentes de combate a endemia. Juntos, não vamos deixar a doença chegar a Apucarana”, afirma Flávio Boiça, coordenador da Divisão de Controle de Endemias.

continua após publicidade

Segundo ele, as novas bombas, da marca STIHL, modelo SR 430, “são equipamentos modernos, mais leves e compactas. Possuem maior durabilidade, tem um melhor ajuste na dosagem do veneno, além de nível baixo de ruído”, detalha.

continua após publicidade

Boiça explica ainda que este equipamento, de 64 cilindradas, irá ajudar em muito os agentes de endemias que trabalham na atividade de bloqueios com adulticida nos casos suspeitos e confirmados de Dengue. “As bombas funcionam como um minifumacê e garantem o bloqueio da transmissão. Nos 45 casos suspeitos que registramos desde o início deste ano, em Apucarana, em todos fizemos o bloqueio com as 02 bombas que já tínhamos em nossa estrutura. A partir de agora contamos com esse reforço de 04 bombas que já começarão a serem utilizadas”, adianta. Dos 45 casos suspeitos, até ontem (quinta-feira 03/02), 26 foram descartados e 19 aguardam laudo do Laboratório Central (Lacen).

Estrutura

continua após publicidade


Atualmente a Divisão de Controle de Endemias da Autarquia Municipal de Saúde, conta com 06 bombas UBV Leve, 02 bombas Hudson para fazer perifocal, 02 motos, 05 kombis e cerca de 60 agentes que realizam o trabalho em residências, empresas, pontos estratégicos entre outros locais.

O atendimento da Divisão fica na Rua Clotário Portugal, anexo a Vigilância em Saúde. Mais informações 3422 5888 – ramal 3060.