Região

PM oficializa 7ª Companhia Independente em Arapongas

Da Redação ·
 Prefeito de Arapongas, Beto Pugliese, e comandante do 2º Comando Regional da PM, coronel Luiz Carlos Deliberador, participaram da cerimônia
fonte: Sérgio Rodrigo
Prefeito de Arapongas, Beto Pugliese, e comandante do 2º Comando Regional da PM, coronel Luiz Carlos Deliberador, participaram da cerimônia

Mais autonomia. É o que conquistou ontem a Polícia Militar de Arapongas com a transformação da 3ª Companhia da corporação em 7ª Companhia Independente. A solenidade para oficializar a mudança, anunciada em decreto do Governo do Estado, em outubro do ano passado, aconteceu no final da tarde de ontem e reuniu autoridades municipais e regionais na sede da unidade.
Além de apresentar estratégias de atuação da PM nas ruas, a cerimônia também empossou o novo comandante da companhia, o major José Luiz de Oliveira. Ele deixou o 19ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Toledo, para atuar no comando da unidade, que além de Arapongas também abrangerá Sabáudia. “Vamos fazer um diagnóstico da segurança pública nos municípios, de suas maiores dificuldades. A partir disso, vamos buscar meios para mobilizar a polícia em termos de efetivo e recursos materiais”, afirma o major.

continua após publicidade


Para ele, nesta nova etapa da Polícia Militar em Arapongas, agora desvinculada do 15º BPM, de Rolândia, será fundamental dar continuidade à parceria já estabelecida entre a corporação e a Guarda Municipal. Um dos maiores benefícios da formalização da 7ª Companhia Independente, conforme o major, é a liberdade que a unidade ganhou em termos de gerenciamento, inclusive financeiro.


O prefeito de Arapongas, Beto Pugliese (PMDB), comemora a criação da companhia independente. “É uma vitória para toda a comunidade, que lutou por isso”, define. Já o prefeito de Sabáudia, Almir Batista (PDT), ressalta que a 7ª Companhia da PM irá reforçar o policiamento nas duas cidades. “Podemos trazer mais segurança a todos”.

continua após publicidade


O comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Luiz Carlos Menezes Deliberador, confirmou que há previsão de enviar mais 30 policiais para a nova companhia independente. “Há 500 PM’s para serem distribuídos no Paraná e vamos buscar apoio para trazer reforço para a região”, diz.