Região

Semana pedagógica antecede volta às aulas na rede estadual

Da Redação ·
 Professores participam da semana pedagógica
fonte: SEED
Professores participam da semana pedagógica

Professores e funcionários da rede estadual de ensino participaram nesta quinta-feira (03) da Semana Pedagógica 2011, que tem como tema: O direito do aluno em aprender. Durante três dias os participantes vão refletir sobre o valor da escola pública, a organização do trabalho pedagógico e as temáticas do cotidiano escolar. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) prevê a participação de mais de 70 mil pesssoas.

continua após publicidade

A superintendente da Educação, Meroujy Cavet, explicou que a capacitação antecede a volta às aulas de 1,3 milhão de estudantes. “A Semana Pedagógica é a oportunidade que os profissionais da educação têm para discutir questões importantes sobre a escola e o projeto pedagógico. É uma possibilidade de definir formas de direcionar as reflexões sobre as diferentes demandas sociais que envolvem o cotidiano escolar”.

No primeiro dia, os participantes tiveram acesso à mensagem do governador Beto Richa, do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e da superintendente da Educação, Meroujy Cavet. A técnica-administrativa Cláudia Nudelmann, do Colégio Estadual Professor Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba, contou que os conteúdos dos vídeos demonstraram uma boa perspectiva à educação paranaense. “Foi possível perceber uma transparência no que se quer com a educação, principalmente porque haverá uma abertura do governo para ouvir os educadores”, afirmou.

continua após publicidade

O diretor Marcos Wladimir Buche, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, ressaltou a importância da semana que foi mantida neste governo. “É um momento que professores, diretores, equipe pedagógica e funcionários têm para refletir sobres as práticas educativas para o ano letivo”, contou.

O diretor ainda espera que a participação da família no acompanhamento dos alunos seja maior este ano. “A escola tem a função de oferecer e trabalhar o conhecimento, mas é importante que a família ofereça o suporte necessário para formação do indivíduo”. Para ele isto não será uma dificuldade devido ao discurso é intenção da Seed em trabalhar no envolvimento de todos, sempre com união, respeito e solidariedade. “As tensões sociais se revelam na escola, mas é preciso que todos, escola e família, trabalhem no sentido de garantir a qualidade da educação”.

O diretor do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Formosa do Oeste, Carlos Roberto Paim Martins, defende que a semana é importante porque chegam novos professores e funcionários que precisam conhecer o funcionamento do estabelecimento de ensino. Sobre o direito do aluno em aprender, ele afirmou que os envolvidos com a educação devem fazer o máximo para que se tenha um ensino de qualidade, com ambientes agradáveis na escola e motivação para estudar. “A educação no Paraná ainda precisa mudar e melhorar em muitos aspectos para que possamos, de fato, oferecer o melhor aos nossos alunos. Tenho esperanças de que o novo governo trabalhará em prol de novos avanços na educação. Até agora, nada desabonou essas esperanças”, ressaltou.

Jean Carlo Rodrigues de Assis é secretário do Colégio Estadual Vinícius de Morais, em Assis Chateaubriand. Segundo ele a semana está organizada para entender e avaliar os programas desenvolvidos na escola. “Também discutimos o direito do aluno em aprender que se inicia no ato da matrícula e depois prossegue com o pedagógico, com a formação e valorização de professores e funcionários”.