Região

Investigadores são presos em Cândido de Abreu e Pitanga

Da Redação ·

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público do Paraná prendeu nesta terça-feira (1º) nove supostos integrantes de uma quadrilha especializada em desvio de cargas que atuava no Paraná.

continua após publicidade

O crime contava com participação de policiais e confecção de falsos boletins de ocorrência. Os fatos investigados envolvem desvios de mais de R$ 2 milhões, em cargas de diversos produtos, dentre eles ferro, fertilizantes, açúcar, semente, tecidos, cosméticos e tratores, praticados entre os meses de abril de 2007 e setembro de 2010.

continua após publicidade

Na delegacia de Cândido de Abreu foi preso o servidor público Sidnei Adão Jarenco, que ocupava o cargo de motorista e exercia as funções de investigador de polícia, e a servidora municipal Clades Martinato Santos, que trabalhava como escrivã. Eles eram responsáveis pela confecção, mediante o pagamento de propina, de diversos boletins de ocorrência unificados falsos, noticiando a ocorrência de roubos não existentes de cargas.

continua após publicidade

Na Delegacia de Polícia de Pitanga (88 km ao norte de Guarapuava) foi preso o investigador Ademir Muniz da Silveira, que exercia as funções de superintendente daquela unidade, também responsável pela confecção dos boletins de ocorrência sobre falsos crimes de roubo, mediante o pagamento de propina.

Em Paranavaí e Maringá, foram presos Pedro Valdir Ferreira de Ramos, vulgo 'Compadre', Heloise Alves Fagundes, Valdecir José Ferreira de Ramos, Diogo da Costa Ramos, líderes da organização criminosa

continua após publicidade

.

Eles aliciavam motoristas de caminhão dispostos a desviar as cargas que iriam transportar e encontravam receptadores para tais cargas, registrando, com a participação e conivência dos funcionários públicos, Boletins de Ocorrência noticiando falsos roubos, visando dissimular o furto praticado. Ainda foram presas duas outras pessoas em outras localidades.