MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Greve dos vigilantes deve fechar agências em todo o estado

A maior parte dos postos e agências bancárias de Curitiba e região, além de algumas do interior, deverá permaner fechada hoje por causa da greve dos vigilantes deflagrada nesta terça-feira (1°). Com isso, as 1.377 agências bancárias em todo o Paraná –

Da Redação

·
Vigilantes impediram a abertura de agências bancárias nesta manhã, em Apucarana
Icone Camera Foto por André Veronez
Vigilantes impediram a abertura de agências bancárias nesta manhã, em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2011, 08:43:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A maior parte dos postos e agências bancárias de Curitiba e região, além de algumas do interior, deverá permaner fechada hoje por causa da greve dos vigilantes deflagrada nesta terça-feira (1°). Com isso, as 1.377 agências bancárias em todo o Paraná – sendo 344 só em Curitiba – devem estar fechadas para atendimento do público, já que a lei exige que para a abertura das agências estejam presentes no mínimo dois vigilantes.

continua após publicidade

Em Apucarana, o trabalhadores ligados ao Sindicato dos Vigilantes de Londrina já fecharam praticamente todas as 12 agências bancárias da cidade. O atendimento disponível ao público é apenas nos caixas eletrônicos. "Ainda não temos previsão sobre quando os vigilantes devem voltar aos postos de trabalho", comenta o coordenador geral do Sindicato dos Vigilantes de Londrina, João Carlos Buani. A categoria está mobilizada em frente às agências desde às 7 horas desta manhã.

continua após publicidade

A greve da categoria também deve provocar o desabastecimento de cédulas no sistema de caixas eletrônicos das agências, já que os carros-fortes não poderão descarregar. Com a paralisação, resta aos clientes de bancos utilizarem o serviço das lotéricas, autoatendimento, além da internet. Mesmo com as agências fechadas, o vencimento das contas não muda. Os terminais localizados em shoppings, supermercados e postos de gasolina devem funcionar normalmente, pois são abastecidos por profissionais terceirizados.

continua após publicidade

Os servidores reivindicam aumento com base no Índice Nacional de preços ao Consumidor (INPC), responsável por medir a inflação durante o ano. Além da inflação, os vigilantes querem aumento real de 5%, elevação do adicional de risco de vida de 10% para 15%. Como contraproposta, o patronal ofereceu correção pelo INPC sem aumento real e acréscimo de 11% para o risco, além de R$ 1 de aumento no vale refeição.

A última greve dos vigilantes ocorreu em 2009. Na ocasião, a categoria cruzou os braços por três dias. Já em 2010, os trabalhadores do setor do transporte de valores pararam por nove dias, o que gerou complicação no funcionamento de caixas eletrônicos de quase todas as agências.

continua após publicidade

A expectativa do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região (Sindivigilantes) é de que 80% dos profissionais cruzem os braços somente no primeiro dia de paralisação. No total, são 22,6 mil servidores em todo o estado, sendo 8 mil apenas na capital e região metropolitana (RMC).

Em assembléia realizada ontem a noite (31), na Praça Santos Andrade, em Curitiba, os vigilantes definiram detalhes da paralisação e escolheram o local como ponto de encontro diário durante o período de greve.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Greve dos vigilantes deve fechar agências em todo o estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!