Região

Bolo de 4 mil Kg será servido hoje à tarde no Aniversário de Apucarana

Da Redação ·
 Bolo do aniversário de Apucarana terá neste ano 67 metros
fonte: André Veronez
Bolo do aniversário de Apucarana terá neste ano 67 metros

Pelo quinto ano consecutivo Apucarana comemora seu aniversário com bolo. O prato tradicional para quem apaga velinhas não vai faltar graças a vontade e determinação dos moradores do Jardim Ponta Grossa. Neste ano, o bolo terá cerca de 4 toneladas e aproximadamente e 67 metros. Um metro para cada ano do município.

continua após publicidade

Desde ontem, cerca de 60 mulheres se desdobram nas cozinhas para preparar e assar as massas, que vão ser unidas e recheadas hoje à tarde.

A distribuição do bolo vai ser em via pública no aniversário da cidade, às 14 horas, na rua Paranaguá, em frente ao ginásio de esportes do bairro.

continua após publicidade

Com a contribuição de empresários, que doaram os ingredientes e o voluntariado de mais de 100 pessoas envolvidas na organização e na produção dos bolos, a festa da cidade vai ser completa.

“Cada voluntária está fazendo cerca de seis quilos. Começamos hoje (quarta-feira) a preparar os bolos, para que fiquem bem macios”, conta Vladimir da Silva, líder comunitário e organizador desta ação de moradores.

São esperadas mais de duas mil pessoas na confraternização. “Além das pessoas da cidade, nos anos anteriores tivemos a participação de fora da cidade, como Califórnia e Arapongas”, relatou Silva.

continua após publicidade

Segundo ele, as comemorações do aniversário do município têm atividades esportivas, algumas ações da administração municipal e shows, mas o bolo é a contribuição dos moradores do Jardim Ponta Grossa.

“É a nossa maneira de contribuir. Não é do jardim Ponta Grossa, mas da cidade. É mais do que fazer e distribuir bolo é a organização e união da comunidade”, afirmou Vladimir da Silva.

Este bolo já virou tradição para o aniversário de Apucarana. “Chega nesta época, as crianças perguntam se vai ter bolo. É muito gostoso ver esta contribuição de cada morador”, relata o líder comunitário.

continua após publicidade

Além de saborear o bolo durante a distribuição, muitas pessoas ainda levam para casa.

continua após publicidade

Convênios e baile da saudade

continua após publicidade

Uma série de eventos devem acontecer hoje em Apucarana, dentro do calendário de comemoração do aniversário da cidade. Às 15 horas, a administração municipal formaliza parceria para produção de biodiesel a partir do óleo de fritura, entre Prefeitura, Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), campus Apucarana, e empresa Químicamil. A parceria vai possibilitar que o óleo de fritura coletado no município seja revertido em combustível para abastecer a frota municipal.

Para a obtenção da matéria-prima, o Projeto Biodiesel de Apucarana contará com o apoio de grandes geradores como: restaurantes e lanchonetes, bem como as donas de casa, que terão ecopontos para o descarte correto do resíduo. Há também previsão que a população em geral participe, levando o óleo para pontos de coleta que serão disponibilizados pela prefeitura.

Também dentro da programação, a prefeitura organiza um Baile da Terceira Idade, a partir das 14 horas no Clube da Sabedoria.

A comunidade evangélica Nova Aliança realiza um culto especial, às 20 horas, em comemoração ao aniversário da cidade.