Região

Paraná recolhe doações para o Rio

Da Redação ·
Primeiras doações devem ser levadas às vítimas das chuvas no Rio ainda neste final de semana
fonte: SECS
Primeiras doações devem ser levadas às vítimas das chuvas no Rio ainda neste final de semana

Interessados em ajudar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro já podem começar a se mobilizar em Apucarana. O Corpo de Bombeiros do município está coletando alimentos, fraldas, colchonetes e materiais de limpeza. O objetivo, segundo o subtenente do subgrupamento, Deusdete Feliciano Melo, é enviar os donativos aos moradores das áreas fluminenses atingidas por desabamentos de terra.

continua após publicidade


“Pedimos apenas para que as pessoas não mandem alimentos que estragam rápido, móveis e sapatos. O ideal são doações que podem ser encaminhadas para consumo imediato”, explica. Entre os alimentos que podem ser doados estão enlatados, barras de cereais, leite em caixa, água e bolachas, em função da dificuldade que os desabrigados no Rio de Janeiro têm para cozinhar.


Segundo Melo, os bombeiros devem reunir as arrecadações com donativos de outros municípios. “É provável que isso seja feito com apoio de Curitiba”, salienta.

continua após publicidade


Os outros 47 quartéis do Corpo de Bombeiros e 57 postos de bombeiros comunitários espalhados pelo Paraná também estão recebendo doações. A Defesa Civil do Estado pede que os donativos sejam entregues em caixas ou embalagens fechadas, o que ajuda a impedir perdas e agilizar o transporte.


Entre os produtos de limpeza que podem ser doados destacam-se pasta de dente, sabão, sabonete, absorventes femininos e água sanitária. Cobertores e colchonetes também serão aceitos. Alguns materiais não podem ser doados, como colchões, por serem de transporte difícil, e roupas, calçados e móveis já que, segundo a Secretaria de Ação Social do Rio de Janeiro, não há necessidade imediata destes itens. O primeiro caminhão para o Rio de Janeiro deve sair ainda neste final de semana com doações da Cruz Vermelha.


Além disso, voluntários estão sendo convocados pela Defesa Civil para ajudar a receber os materiais. Os interessados podem entrar em contato com a Defesa Civil de seus municípios. Empresas que tenham caminhões para transporte também podem ajudar, já que o volume de doações deve ser muito grande e exceder os caminhões disponíveis no Governo do Estado.


Informações gerais sobre donativos e locais de arrecadação podem ser obtidas com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná pelo (41) 3350-2607.