Região

Arapongas vacina mais de 400 contra a Gripe A

Da Redação ·
No Brasil, 4,9 milhões de meninas procuraram as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para completar o esquema com a segunda dose (Foto: Arquivo)
fonte: Divulgação
No Brasil, 4,9 milhões de meninas procuraram as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para completar o esquema com a segunda dose (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde já vacinou contra a Gripe A cerca de 427 profissionais que prestam serviço nas Unidades Básicas de Saúde de Arapongas. Desde segunda-feira, 15, a vacina está sendo aplicada nos profissionais de Saúde que atuam na rede hospitalar, com previsão de imunizar mais 500 pessoas. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe A, iniciou em Arapongas na última segunda-feira, dia 8. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha em Arapongas também tem o apoio dos acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

continua após publicidade

Conforme a responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, enfermeira Graziella Stefanuto, nesta primeira etapa foram enviadas mil doses da vacina para Arapongas. A vacinação foi feita nos próprios locais de trabalho. “Assim como aconteceu na vacinação dos profissionais da rede pública, uma equipe estará se deslocando até os hospitais, para a imunização do pessoal, sem afetar sua rotina de trabalho e demanda de atendimento“, explicou. Graziela. A próxima etapa da campanha deverá acontecer a partir do dia 22, tendo como público alvo as crianças de 6 meses a 2 anos de idade e pacientes com enfermidades crônicas.

A diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Ferreira Canassa, ressalta que conforme o andamento da campanha serão divulgadas as informações para a realização das próximas etapas. “O município trabalhará para cumprir a meta de imunizar à todos que integram os grupos prioritários. Acreditamos que esta campanha será tranqüila. Elaboramos um cronograma seguindo recomendações dos órgãos responsáveis pelo setor da Saúde“, comenta. No ano passado foram confirmados 89 casos e quatro mortes por gripe A em Arapongas, já neste ano não houve nenhuma notificação.