Região

ATIs já atendem a comunidade em Arapongas

Da Redação ·
 ATI´s já atendem a comunidade em Arapongas
fonte: Divulgação
ATI´s já atendem a comunidade em Arapongas

As Academias da Terceira Idade (ATI), que a prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), está implantando em várias regiões da cidade, já estão atendendo a comunidade dentro do preceito de proporcionar qualidade de vida e promover a interação social e bem estar para a população. Conforme o vice-prefeito e secretário de Obras Jair Milani, os equipamentos começaram a ser instalados no final do ano passado e estão sendo entregues para a comunidade, conforme o cronograma de obras. ”As primeiras a serem instaladas foram a ATI dos Jardins Petrópolis e São Bento, que já estão sendo plenamente usadas pela comunidade”, disse Milani.

continua após publicidade

O prefeito Beto Pugliese destacou que o sucesso das Academias que já foram implantadas pela prefeitura, levou o município a aumentar o leque deste benefício para a comunidade. ”Estas Academias tem melhorado a qualidade de vida dos nossos idosos, pois os aparelhos proporcionam exercícios físicos que comprovadamente melhoram as articulações, músculos e funções cardíacas, entre outros benefícios”, justificou.

continua após publicidade

Os primeiros módulos, compostos de 10 equipamentos específicos de ginástica para a terceira idade (ver quadro abaixo), foram instalados em 2008, na Praça do Cemitério e no Conjunto Flamingos. As novas Academias estão sendo instaladas nos Jardins São Bento, Petrópolis e Bandeirantes, Vila Araponguinha,Vila Nova e Distrito de Aricanduva.


EQUIPAMENTOS:

continua após publicidade


Esqui: Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorespiratória.

Simulador de Caminhada: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

continua após publicidade

Simulador de Cavalgada: Fortalece a musculatura dos membros inferiores, superiores e aumenta a capacidade cardiorespiratória.

continua após publicidade

Rotação Dupla Diagonal: Aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos.

continua após publicidade

Pressão de Pernas: Fortalece a musculatura das coxas e quadris.

Multi-Exercitador: Fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores. Flexor de pernas, Extensor de pernas, Supino enclinado sentado, Rotação vertical, Twister sentado

continua após publicidade

Alongador: Estimula o sistema nervoso central através do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares.

Rotação Vertical: Fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações dos ombros.

Surf: Melhora a flexibilidade e agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombrar.

Remada Sentada:Fortalece a musculatura das costas e ombros.