Região

Codesul promove seminário sobre internacionalização de empresas

Da Redação ·
 Codesul
fonte: googleimagens.com
Codesul

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) promove, no dia 29 de março, em Curitiba, o seminário “Internacionalização de Empresas do Codesul”. No evento, empresários, acadêmicos e representantes de instituições públicas e privadas dos quatro estados que compõem o Conselho (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) vão elaborar propostas para a formulação de uma política federal de internacionalização de empresas, a pedido do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

De acordo com o secretário executivo do Codesul/PR, Santiago Gallo, as propostas serão encaminhadas ao Governo Federal até o fim do ano. Segundo ele, os participantes vão levantar e avaliar as dificuldades das empresas no processo de internacionalização. “Com base em pesquisas, subsidiaremos o Governo Federal para definir, pela primeira vez, uma política que possibilite a expansão desses negócios no Sul. O objetivo é que, posteriormente, ela sirva de modelo para outros estados”, disse. 

Podem participar do evento empresas internacionalizadas e em processo de internacionalização, instituições acadêmicas envolvidas com o tema e órgãos governamentais estaduais que trabalhem com Cooperação Internacional, Comércio Exterior e Indústria e Tecnologia. Durante o seminário, os representantes dessas instituições vão divulgar e avaliar as ações governamentais dos quatro estados sobre o processo de internacionalização. A partir dos debates, serão estabelecidas as pautas para a formação de um grupo de trabalho e dos setores a serem alvo do processo de internacionalização no âmbito do Codesul. 

As propostas devem ser elaboradas em diversas áreas, como energia nuclear, nanotecnologia, indústria aeronáutica, bioetanol, siderurgia, petróleo e gás, carnes, papel e celulose, mineração, tecnologia da informação e comunicação. Também serão discutidos projetos para fortalecer a competitividade da região, como nos setores de complexo automotivo, têxtil, calçados, serviços, biodiesel, construção civil e sistema agroindustrial. A programação traz três painéis, que serão seguidos de debate: “O Papel do Estado no Processo de Internacionalização”, “Setor Industrial” e “Serviços de Engenharia e Setor de Franquias”. 

O evento é organizado pelo Codesul, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CIN/Fiep)

continua após publicidade