Região

Drogas e abuso sexual são os maiores desafios, diz conselheira

Da Redação ·
 Novas conselheiras tomaram posse ontem no gabite municipal
fonte: André Henrique Veronez
Novas conselheiras tomaram posse ontem no gabite municipal

O uso de drogas por crianças e adolescentes é o maior desafio do Conselho Tutelar de Apucarana. Neste ano, 90 adolescentes da cidade, com idade entre 12 e 17 anos, foram encaminhados para clínicas de recuperação. Entretanto, a demanda do município é três vezes maior, segundo a presidente do Conselho Tutelar, Isamara Vanessa Holak.  

continua após publicidade

Construir um centro de atendimento especializado é o objetivo das novas conselheiras tutelares, que tomaram posse na quinta-feira, às 15 horas, no gabinete do prefeito João Carlos de Oliveira.  

De acordo com Isamara, o projeto já está encaminhado. “Esta já é uma proposta da atual diretoria e vamos dar continuidade. No próximo ano, vamos trabalhar para concretizá-lo’, diz. Ainda segundo Isamara, o adolescente usuário de drogas se priva de todos os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). “Eles começam a faltar na escola, desrespeitam a família, e com isso se distanciam de conquistas essenciais da cidadania”, avalia a presidente do Conselho, que frisa que a idade do adolescente usuário de drogas passou de 15 para 12 anos.  

continua após publicidade

Abusos sexuais  

O Conselho Tutelar de Apucarana recebe, em média, 10 denúncias de abusos sexuais por mês. De acordo com a nova presidente, a maioria dos casos ocorre dentro de casa. “Em alguns casos não há a conjunção carnal, mas existe o ato libidinoso, a sedução”, explica.  

Aos 10 anos é a idade que começa, geralmente, a ocorrer os abusos sexuais, conforme a conselheira. Ela ressalta que são os pais, padrastos e vizinhos de confiança os maiores autores da violência sexual.  

continua após publicidade

Um exemplo aconteceu nesta quinta-feira (16). O pai foi preso por suspeita de estuprar a própria filha, de 14 anos, com problemas mentais, em Apucarana.

* Matéria postada originalmente em 17/12/2010