Região

Arapongas vai manter ações contra a dengue no recesso

Da Redação ·
 Agentes da dengue continuam trabalhando no recesso
fonte: Divulgação
Agentes da dengue continuam trabalhando no recesso

A Prefeitura de Arapongas já definiu o recesso de final de ano, com paralisação de todos os departamentos municipais entre 23 de dezembro a 2 de janeiro. A exceção é o Programa Municipal de Combate à Dengue. Vinculado ao Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, o programa vai manter uma equipe de plantão para controlar os índices de proliferação do mosquito transmissor da doença no município, embora estejam abaixo de 1%. O índice baixo, entretanto, não impediu que o município tenha registrado 25 casos da doença este ano. Na área da 17ª Regional de Saúde, Arapongas é o município com mais confirmações da doença.

continua após publicidade


”Não podemos baixar a guarda e com a proximidade do verão e o período prolongado de chuvas, tanto nosso setor como a própria população devem redobrar o alerta e os cuidados básicos”, disse a coordenadora do Programa, Aparecida de Oliveira.
Ela acrescenta que a época é propícia para o desenvolvimento das larvas do mosquito, bastando para isso manter quintais limpos e livres de recipientes que possam acumular água.


Para as pessoas que vão viajar neste final de ano, a determinação é fazer uma vistoria em caixas de água, calhas e outras situações que possam acumular água das chuvas, evitando situações de risco durante o período em que o imóvel permanecer fechado.

continua após publicidade


”São cuidados básicos que todos devemos ter para mantermos Arapongas livre do perigo da doença”, alerta a coordenadora.
O Programa de Controle da Dengue continua com a campanha de orientação visando locais onde existe risco elevado da ocorrência de focos de Dengue. Um deles é o Cemitério Municipal.


A orientação é para que os visitantes desses locais não coloquem flores nos túmulos embrulhados em invólucros de plástico, porque eles acabam se tornando um criadouro do mosquito transmissor da dengue.