Região

Patrulha Escolar Mirim ganha mais 300 agentes escolares

Da Redação ·
 A formatura aconteceu na Escola Dr. Edson Giacomini no Afonso Camargo
fonte: Edson Denobi/Prefeitura de Apucarana
A formatura aconteceu na Escola Dr. Edson Giacomini no Afonso Camargo

A Escola Municipal Dr. Edson Giacomini, no Núcleo Habitacional Afonso Camargo, foi palco nesta terça-feira (14) da formatura de mais uma turma, com 300 alunos, do curso da Patrulha Escolar Mirim. Ministrada por agentes da Guarda Municipal de Apucarana, a capacitação apresentou como conteúdo ordem unida, hierarquia e disciplina, convivência entre colegas de escola, prevenção de conflitos e pequenos delitos, segurança e combate às drogas, primeiros socorros, crime ambiental, Defesa Civil e normas de trânsito.



Além dos alunos da “Edson Giacomini”, também realizaram o curso neste segundo semestre estudantes das escolas municipais Antonieta Lautenschlager, Monsenhor Arnaldo Beltrame, Marcos Freire, João Batista, Luiz Carlos Prestes, Mateus Leme, Papa João XXIII e José de Alencar. “Além da segurança, nossa Guarda Municipal realiza um trabalho fantástico e diferenciado no que tange a prevenção e orientação. Mostra aos nossos alunos disciplina, o que é certo e o que é errado. Previne para não ter que atacar as causas”, destacou o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). Segundo ele, o que as crianças aprendem no curso vão levar para a vida inteira. “Hoje são sementes, que com os ensinamentos que tiveram vão dar muitos frutos, sempre”, destacou. O conteúdo do treinamento foi idealizado e aplicado pelos GMs Fábio de Souza e Reinaldo de Andrade.


Além da sua missão principal de oferecer segurança ao patrimônio público, a Guarda Municipal de Apucarana faz inúmeros outros trabalhos ligados às instituições de ensino, como Patrulha Escolar. Atuando neste sistema desde abril de 2009, a GMA já realizou mais de 2,4 mil procedimentos, como controle de trânsito no horário de entrada e saída das aulas, patrulhamento, rondas, encaminhamento ao PAM, ao Conselho Tutelar, transmissão de orientações ao trânsito, palestras e outras visitas de cunho educativo.
As atividades da Patrulha Escolar Mirim têm parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Humano e de Meio Ambiente e Turismo, da Força Verde, Samu e do Corpo de Bombeiros.


Entre os presentes no evento de formatura estiveram o comandante da GMA, Maurício Mello, o supervisor de Segurança e Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Aparecido da Paz Camargo, bem como representantes da Patrulha Escolar da Polícia Militar e da Associação de Moradores do Núcleo Afonso Camargo.
 

continua após publicidade