Região

Vestibular 2012 da UEL terá questões discursivas

Da Redação ·

Na mesma semana em que termina o processo seletivo Vestibular 2011, a UEL anuncia mudanças no formato das provas a partir do próximo ano. O anúncio das reformulações aconteceu ontem na reitoria, em entrevista coletiva com a reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno, e a professora Elaine Fernandes Mateus, coordenadora da Cops. A principal mudança acontecerá na 2ª Fase, em que a Prova de Conhecimentos Específicos do segundo dia contará com 12 questões discursivas, a partir de três disciplinas do Ensino Médio. Apesar do novo formato, o tempo de realização das provas permanece o mesmo, quatro horas de duração. Já a Redação terá de duas até quatro propostas de temas.

continua após publicidade

Com as reformulações no formato da prova, o objetivo é avaliar a competência do aluno em interpretar textos, organizar e expressar ideias com clareza, além de sintetizar informações a partir de argumentos coesos e coerentes. As questões discursivas poderão conter dois itens interligados, portanto, articulados à proposta da pergunta. “As mudanças correspondem às necessidades do perfil do candidato que se deseja na Universidade. E no que diz respeito às diretrizes propostas para a educação básica”, ressalta a coordenadora da Cops.

continua após publicidade

Segundo ela, embora a intenção não seja fazer uma prova mais difícil, o candidato terá que demonstrar capacidade de expressão e argumentação. “Com isso, convidamos a escola a fazer do jovem um leitor”, afirma. Como as mudanças seguem as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, o foco é explorar as capacidades de escrita e leitura do candidato. Elaine explica que a partir de agora a leitura e a escrita são ferramentas que irão preparar o aluno para o vestibular da UEL. “Será necessário estimular a leitura e a produção de texto na escola”, afirma. Para correção das provas discursivas será adotado o mesmo procedimento utilizado atualmente na avaliação das Redações.

continua após publicidade

Já a prova de Redação do Vestibular terá, no mínimo, dois e no máximo quatro propostas de temas, deixando de ser opcional. Os textos serão produzidos a partir de diferentes tipos textuais. De acordo com a coordenadora da Cops, as reformulações também afetarão a estrutura e o formato de trabalho da coordenadoria. Por isso, a necessidade de reestruturação do setor para garantir a elaboração e correção das provas. “O investimento na formação e preparação da equipe será inevitável. Mas estamos conscientes e preparados para este desafio”, diz. Ela também informa que há estudos no sentido de diminuir o intervalo de aplicação das provas entre as duas fases.

Para a reitora da UEL, as mudanças envolvem um trabalho amplo. Ela informa que os colegiados dos cursos irão determinar as disciplinas que serão acrescentadas. “Precisamos responder às demandas da Universidade”, diz a reitora. As discussões para mudanças no formato das provas do vestibular começaram em 2009, juntamente com representantes do sistema público de ensino superior, médio e particular da cidade. As propostas de reformulação foram aprovadas em novembro deste ano pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A resolução com as mudanças no vestibular estará disponível hoje, a partir das 13 horas, no endereço www.cops.uel.br.

continua após publicidade

Confira como será o Vestibular da UEL a partir do próximo ano:

continua após publicidade

1ª fase: Prova de Conhecimentos Gerais: 60 questões objetivas

2ª fase: 1º dia – Prova de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Estrangeira Redação: no mínimo 2 e no máximo 4 propostas de temas: mínimo de 20 e máximo de 25 linhas, além de 20 questões objetivas de língua portuguesa e literaturas brasileira e portuguesa, e 10 questões de língua estrangeira.

2º dia – Prova de Conhecimentos Específicos: 12 (doze) questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas do Ensino Médio, segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná.

3º dia – Prova de Habilidades Específicas: Prova para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda, Artes Visuais e Música.