Região

Arapongas realiza Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Da Redação ·
Prefeito de Arapongas, Beto Pugliese, com representantes do Crea: cidade vai sediar evento da entidade nesta semana
fonte: Assessoria de Imprensa-Crea
Prefeito de Arapongas, Beto Pugliese, com representantes do Crea: cidade vai sediar evento da entidade nesta semana

A partir de hoje (29), a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (ASENARAG) promove com o apoio do CREA-PR a 1ª Semana Norte Paranaense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

continua após publicidade

O evento tem como tema central “A Segurança do trabalho leva à prevenção de acidentes” e a proposta de sensibilizar e despertar os engenheiros e arquitetos para a importância da tomada de cuidados para a segurança na construção civil, bem como orientá-los em relação as suas responsabilidades no exercício da profissão.

continua após publicidade

“Nossa expectativa é da participação do profissional consciente que busca cumprir o seu papel na sociedade. A intenção é fornecer aos profissionais informações sobre a legislação pertinente e a responsabilidade que envolve essas áreas. A conscientização dos profissionais quanto a suas responsabilidades fará com que eles se valorizem e contribuam com o bem estar social”, fala o presidente da ASENARAG, engenheiro Fauzi Geraix Filho.


--------------------------------------------------------------------------------

continua após publicidade

“Dentro da política de fortalecimento das entidades de classe, o CREA-PR incentiva e apoia eventos de relevante importância. Vejo objetivos comuns entre a ASENARAG e o propósito do Conselho, em especial quanto à defesa da sociedade quando ela demanda por serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e as Geociências”, comenta o engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho, gerente da regional do CREA-PR de Apucarana. “Não somente os profissionais e sociedade da região norte do Paraná, como também todo o restante do Estado, precisam de mais informações a respeito da prevenção de acidentes na construção civil, e este é o foco do evento”.

Voltado aos profissionais das áreas de engenharia e arquitetura registrados no CREA-PR, o encontro será realizado no Teatro Oduvaldo Viana Filho. No dia 30 acontece a abertura da Semana, com uma palestra das 19h às 21h sobre Impermeabilização e Drenagem. O tema do dia seguinte (01/12) será Prevenção de Acidentes na Construção Civil, com a participação do presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr e as palestras A fiscalização na Engenharia e Segurança do Trabalho (das 19h15 às 20h, pelo engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, José Luiz de Souza) e A Importância da Prevenção do Acidente (das 20h05 às 20h50, pelo engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Irineu Amorin).

continua após publicidade

O último dia do encontro (02/12) terá como tema Planejamento e Fiscalização e as seguintes palestras: Planejamento e Fiscalização Municipal (das 19h15 às 20h, pela coordenadora do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao patrimônio Público do Norte Pioneiro, promotora Kele Cristiani Diogo Bahena), Responsabilidade Civil (das 20h05 às 20h50, pelo engenheiro civil e diretor tesoureiro do CREA-PR, Joel Kruger), seguida da elaboração e assinatura da Carta de Apoio do Evento ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Arapongas, coordenada pelo presidente da ASENARAG, engenheiro industrial e de segurança do trabalho Fauzi Geraix Filho.

continua após publicidade

Programação:
30/11 (terça-feira) das 19h às 21:30h – Palestra Técnica
19h às 19h15h – Abertura
19h às 21h – Impermeabilização e Drenagem
20h55 às 21h30h – Debate

01/12 (quarta-feira) – Tema: Prevenção de Acidentes na Construção Civil
19h – 19h15 - Abertura - presidente ASENARAG (Agenda Parlamentar 2009), Presidente do CREA-PR, Eng Agr Álvaro José Cabrini Junior, Prefeito Municipal, Sind. Trab. Ind. Constr. Civil e Mobiliário de Arapongas
19h15 – 20h - A fiscalização na Engenharia e Segurança do Trabalho - Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho José Luiz de Souza, Presidente da APES e Coordenador na CEEST, do CREA-PR
20h05 – 20h50 - A Importância da Prevenção do Acidente - Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Irineu Amorin
20h55 – 21h30 - Debate

02/12 (quinta-feira) – Tema: Planejamento e Fiscalização
19h – 19h15 - Abertura - Eng. Indl e de Segurança do Trabalho Fauzi Geraix Filho – Presidente da ASENARAG
19h15 – 20h - Planejamento e Fiscalização Municipal - Coordenadora do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao patrimônio Público do Norte Pioneiro Promotora Kele Cristiani Diogo Bahena
20h05 – 20h50 - Responsabilidade Civil - Joel Kruger
20h55 – 21h30 - Carta de Apoio do Evento ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Arapongas - Eng. Indl e de Segurança do Trabalho Fauzi Geraix Filho – Presidente da ASENARAG
Encerramento - Eng. Indl e de Segurança do Trabalho Fauzi Geraix Filho – Presidente da ASENARAG



Local:
Teatro Oduvaldo Viana Filho
Rua Mutum esquina com Macucos - Praça Cacilda Becker
Arapongas/PR

Fonte: Assessoria de Imprensa/Crea-PR