Região

Governo criará parque estadual em Pato Branco

Da Redação ·
  O secretário do Meio Ambiênte Rasca Rodrigues, fala sobre o Parque de Pato Branco
fonte: AEN
O secretário do Meio Ambiênte Rasca Rodrigues, fala sobre o Parque de Pato Branco

O governador Roberto Requião informou nesta terça-feira, durante a Escola de Governo, que o processo de desapropriação da área onde será criado o Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco (Região Sudoeste), foi concluído. Com 107,23 hectares e localizado em uma área próxima ao centro urbano, o parque será uma opção de lazer aos moradores e conservará uma reserva importante de mata atlântica da região.

Próximo à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e de uma instituição de ensino privado, o parque também será utilizado em pesquisas cientificas dos cursos de ciências biológicas. A sua administração ficará por conta do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que poderá celebrar convênios e parcerias com outras instituições.

Requião lembrou que o parque é um projeto antigo do governo, que teve sua implantação atrasada devido a discussões sobre avaliações da área. O decreto de criação do parque foi publicado em julho do ano passado. “Finalmente podemos depositar em juízo os valores e levar em frente este projeto. É uma dívida que tínhamos com a população de Pato Branco”, explicou o governador.

Os projetos para benfeitorias da área e seu plano de manejo estão prontos, e agora poderão ser colocados em prática, lembrou o secretario do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues. “Já foram feitos vários estudos neste parque e diversos empreendimentos serão feitos dentro dele. A comunidade de Pato Branco aguardava esse dia com ansiedade, porque ele fica bem próximo da cidade”, disse.

continua após publicidade