Região

João recebe cronograma de obras da empresa Unifrango

Da Redação ·
Prefeito recebe cronograma de obras das mãos  de Domingos Martins, do grupo Unifrango S/A
fonte: Edson Denobi
Prefeito recebe cronograma de obras das mãos de Domingos Martins, do grupo Unifrango S/A

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB) se reuniu na tarde de ontem com o diretor-presidente da Unifrango S/A, Domingos Martins. João Carlos colheu informações complementares sobre o início da edificação do Centro de Distribuição Refrigerado (CDR) em Apucarana. Na oportunidade, o prefeito de Apucarana recebeu o cronograma oficial de implantação do centro logístico da Unifrango, com área construída de 6,5 mil metros quadrados, que vai absorver recursos na ordem de R$ 15 milhões.

continua após publicidade


“Tenho acompanhado de perto todo este processo de implantação do complexo avícola da Unifrango em nossa cidade. Mantenho com o presidente do grupo conversas periódicas e asseguro à população de que a empresa é sólida e séria. Como gestor, assim como toda a população, gostaria que tudo já estivesse construído e a pleno vapor, mas temos que analisar administrativamente e entender os motivos que levaram a este atraso no cronograma de construção. Sei que o início está bem próximo e, por isso, como representante do povo de Apucarana que sou e pelas portas abertas que a empresa sempre manteve, tomei a iniciativa de agendar esta reunião”, destacou João Carlos. O encontro ocorreu na sede da Frango Agosto, empresa integrante do Grupo Unifrango, em Arapongas.


De acordo com o cronograma apresentado a João Carlos, a terraplanagem do terreno de 15 alqueires, junto ao Distrito de Vila Reis e iniciada pelo município, será concluída pela Unifrango. As obras iniciam no dia 15 de dezembro e devem estar concluídas em 60 dias. A construção do trevo de acesso está previsto para iniciar em janeiro e a duração é de quatro meses.
As obras civis iniciam também dia 15 de dezembro e devem durar 8 meses. Os primeiros equipamentos estão previstos para serem instalados a partir de meados de abril. Outras etapas que constam no cronograma dizem respeito à instalação de energia, pavimentação interna, paisagismo, teste dos equipamentos e sistemas operacionais, bem como treinamento operacional. A previsão do início da operação do centro logístico é o dia 7 de setembro de 2011.

continua após publicidade


O mesmo cronograma entregue ao prefeito João Carlos ontem à tarde será levado ao conhecimento dos vereadores de Apucarana. “Tenho este compromisso com a Câmara de Apucarana e ainda esta semana estarei na cidade para cumprir esta agenda”, disse Domingos Martins.


Segundo ele, a construção da Unifrango em Apucarana é na atualidade muito mais do que um negócio. “É um compromisso moral que eu, como presidente, e todo o grupo têm com a sociedade apucaranense. A Unifrango é um conquista irreversível, por isso fico muito triste quando escuto alguém falar que ela não vai sair”, disse Martins. Ele destaca que desde dezembro de 2008 a Unifrango atua com a matriz administrativa no município.


“A Unifrango já é uma realidade de Apucarana. Aqui temos todos os carros do grupo emplacados, aqui já recolhemos o imposto de renda e, em breve, também aqui será recolhido todo o ISS. Sem contar com a presença, na forma de patrocínio, em diversos eventos da cidade”, detalhou o diretor-presidente do grupo exportador Unifreango, criado em 2002, e que atualmente é formado por 19 abatedouros e incubatórios de frango do Paraná.

continua após publicidade

‘Fase mais complexa está vencida’, diz Martins


Com relação ao cronograma de obras, Domingos Martins, o diretor-presidente da Unifrango S/A, destaca que desde que foi assinado o protocolo de intenções com a prefeitura, muita coisa aconteceu em escala mundial, como a crise econômica, que inibiu novos investimentos. “O grupo também perdeu, pois sem o centro logístico em Apucarana, estamos tendo que locar armazéns em Curitiba, Rio de Janeiro, interior de São Paulo”, exemplificou. A engenharia de construção já está praticamente toda contratada e deve ter início até o dia 15 de dezembro.

continua após publicidade


“A fase mais complexa já está vencida, que era a contratação dos fornecedores. A ideia inicial era contratarmos um consórcio, mas o grupo decidiu ao final por contratar cinco empresas especializadas, cada qual em uma área. Com isso vamos ter uma economia de até 20% e ter um serviço de edificação mais ágil”, argumentou Martins. “São contratações grandiosas, que demandam tempo e cuidados jurídicos para análise das cláusulas contratuais, que agora finalmente estão todas acertadas. Também já temos do IAP a licença ambiental prévia e a licença de construção. A Unifrango vai colocar Apucarana definitivamente no mapa brasileiro das cidades exportadoras”, destacou.


Segundo Martins, há pelo menos quatro meses um engenheiro e um gerente operacional já residem em Apucarana para acompanhar a obra. “No local, inclusive, já perfuramos um poço artesiano com 217 metros de profundidade e capacidade de 3 mil litros de água/hora (parte que cabia ao município), que auxiliará durante toda a obra. Outra fase paralela ao investimento, que infelizmente caberá integralmente a nós, com construção e manutenção permanente, é a construção de toda a terceira faixa na rodovia”, explicou Martins, que fez questão de destacar a atuação do prefeito João Carlos com relação ao projeto da Unifrango.