Região

Dengue matou 15 pessoas no Paraná em 2010

Da Redação ·
Até o dia 29 de outubro, foram confirmados 32.368 casos de dengue no Paraná, dos quais mais de 31 mil autóctones
fonte: biologicaonline.net
Até o dia 29 de outubro, foram confirmados 32.368 casos de dengue no Paraná, dos quais mais de 31 mil autóctones

Até o dia 29 de outubro, foram confirmados 32.368 casos de dengue no Paraná, dos quais mais de 31 mil autóctones — quando a pessoa é infectada no mesmo local de residência. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 14 das 22 regionais de Saúde tem casos autóctones confirmados da doença. Neste ano, 59 pessoas foram notificadas com dengue hemorrágica e 111 tiveram dengue com complicação no Estado. Quinze pessoas morreram em decorrência da doença.


“Regiões mais quentes, como Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá preocupam, porque o clima é propício para a reprodução do mosquito da dengue. O ciclo de reprodução do inseto é de 45 dias. Por isso, a mobilização para eliminar os criadouros deve ser feita agora, ants do auge do verão”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Júnior.


Moreira lembrou que o dia nacional de combate à doença existe para sensibilizar e informar, pois só se controla a dengue com a colaboração de todos. Cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue estão nos domicílios.


As ações não param. As secretarias de Estado da Educação e da Saúde promovem no dia 30 o dia de Combate à Dengue nas Escolas. O material de mobilização e o conteúdo que será trabalhado com os alunos já estão disponíveis nos portais das secretarias.

continua após publicidade