Região

Mulheres são maioria da população de Apucarana

Da Redação ·
Censo vai tentar localizar moradores de domicílios fechados até quarta-feira
fonte: Sérgio Rodrigo
Censo vai tentar localizar moradores de domicílios fechados até quarta-feira

Mais feminina e mais velha. Assim está a população de Apucarana. O levantamento parcial do Censo 2010 foi apresentado oficialmente ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao prefeito João Carlos Oliveira (PMDB). Além da já divulgada população de 119.717 habitantes, o censo revela que 51,49% (61.641) da população é composta de mulheres e 48,51% (58.076) por homens.

continua após publicidade


Nos últimos dez anos a cidade também acompanhou um fenômeno que é nacional, o aumento da população idosa e a redução dos índices de natalidade. Em 2000, apenas 2,91% da população da cidade tinha mais de 69 anos de idade. Hoje já são 5,38% dos habitantes. “O censo também revelou um fenômeno que já vinhamos percebendo no ato das matrículas escolares. Está havendo um declínio na taxa de natalidade, onde no ano 2000 tínhamos 6,62% de crianças com menos de três anos, hoje temos apenas 3,89%”, repercutiu o prefeito.


Mesmo com a coleta oficial tendo encerrado no dia 31 de outubro, os recenseadores permanecem na busca ativa de domicílios fechados até a próxima quarta-feira. Em Apucarana, ainda restam 421 domicílios a terem seus moradores contabilizados. Segundo gerente da agência do IBGE local, Berenildo Chagas, o total de habitantes da cidade deve ultrapassar 120 mil habitantes.

continua após publicidade


“Até o dia 24 estaremos na busca de recensearmos precisamente os moradores destes domicílios, que até hoje encontramos apenas fechados. Depois, encerraremos todo o processo e a estimativa de moradores será feita usando um cálculo”, explicou Chagas.


A apresentação dos resultados às prefeituras é parte do processo e objetiva esclarecer eventuais dúvidas dos prefeituras.
No dia 29 de novembro, depois dos esclarecimentos e período que os municípios têm para recorrerem dos dados, o IBGE divulgará os resultados consolidado das populações dos municípios.


Iniciado em 1º de agosto de 2010, o 12º Censo Demográfico brasileiro percorreu nos últimos três meses, os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contabilizar a população e averiguar outros dados como escolaridade, renda, religião, entre outros.