Região

Grafinorte adota sistema de impressão ecológica

Da Redação ·
 Novo sistema reduz uso de químicos em 90%
fonte: Sérgio Rodrigo
Novo sistema reduz uso de químicos em 90%

A Grafinorte, empresa do Grupo Tribuna de Comunicação, implantou ontem tecnologia ambiental pioneira na região para impressão de jornais e encartes.

continua após publicidade


A empresa é a segunda a adotar o sistema Chapa Verde no Paraná e, com isto, contribui ainda mais com a preservação ambiental. A Grafinorte, que já dispõe de unidade de tratamento de água, passa agora a utilizar 90% a menos de produtos químicos e água em seu sistema de produção.


O sistema atual, ainda usado pelas gráficas, necessariamente consome três soluções químicas para a limpeza das chapas, que passam a impressão para o papel. A Chapa Verde reduz radicalmente o uso dos produtos. “Ao adotar as nossas chapas, a Grafinorte demonstra mais a sua responsabilidade social e ambiental, sem utilizar água e química em seu processo industrial”, diz Norberto Minetto, consultor técnico da AGFA, a maior fabricante de softwares e chapas gráficas do mundo. De acordo com Minetto outras 300 empresas aguardam para receber o sistema.

continua após publicidade


A gráfica consome diariamente em média 300 chapas de impressão e utilizava 40 litros de reveladores e fixadores e 4 mil litros de água, graças ao sistema de limpeza e reaproveitamento implantado há quatro anos. “Nós ganhamos com a diminuição de resíduos e a eliminação de produtos que atacam a natureza e no tempo de manutenção e preparação das máquinas”, comenta Alcides Santos, diretor da Grafinorte.