Região

Câmeras de monitoramento ganham identificação visual em Apucarana

Da Redação ·
 Imagem Ilustrativa
fonte: googleimagens.com
Imagem Ilustrativa

A pedido da gerência de Segurança e Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) patrocinou e entregou ao município nesta terça-feira (16/11), no gabinete do prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), 40 placas indicativas com os dizeres “Área monitorada por câmeras – colaboração Acia”. O material, doado pela entidade de classe, atende a especificações técnicas padronizadas de acordo com o solicitado pelo Idepplan e serão instaladas para identificar os pontos públicos sob vigilância 24 horas pelo CCO - Centro de Controle Operacional – da Guarda Municipal. Atuamente 33 pontos estratégicos de Apucarana são vigiados em tempo integral pelo sistema.

continua após publicidade
continua após publicidade

“Está é uma intervenção aparentemente simples, mas que vai orientar as pessoas. Uma parceria do poder público com a iniciativa privada que certamente vai dar resultados, dando visibilidade a regiões onde a segurança é reforçada com a ajuda da tecnologia”, destaca o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), que recebeu o material doado das mãos do vice-presidente da Acia, Joaquim Alves da Silva. “Em breve, com recuros do Pronasci, teremos outras 27 câmeras, que vão reforçar a vigilância monitorada e certamente precisaremos de mais placas indicativas”, concluiu João Carlos.

continua após publicidade

De acordo com o supervisor de Segurança e Trânsito do Idepplan, Aparecido da Paz Camargo, as placas vão ajudar a inibir a ação de marginais e também orientar visitantes. “Muitas pessoas da região não têm idéia de onde estão as câmeras. Com a sinalização os locais vão estar bem visíveis agora, informando que aquela área é mais vigiada e mais segura”, destacou.

continua após publicidade

Além do comandante da GM de Apucarana, Maurício Melo, o ato de entrega das placas indicativas contou com a presença de secretários municipais.

continua após publicidade

Início – O sistema de monitoramento urbano por câmeras de segurança, que tem como central o prédio onde funciona o Departamento de Tecnologia (Praça Rui Barbosa, 12), teve início em 5 de semtembro de 2008.

Composto por câmeras de última geração que funcionam com transmissão via rádio por circuito fechado, o equipamento adquirido e colocado em operação pela Prefeitura de Apucarana permite inclusive imagens noturnas, oferecendo uma aproximação de foco de até 36 vezes, transmitidas à central que conta com vídeos de 42 polegadas.

Com recursos próprios, o investimento foi de R$1,2 milhão. Hoje o sistema é integralmente gerenciado autonomamente pelo Idepplan.