Região

Acadêmicos da Fecea vencem etapa paranaense do Desafio Sebrae 2010

Da Redação ·
Acadêmicos da Fecea vencem etapa  paranaense do Desafio Sebrae 2010
fonte: Arquivo
Acadêmicos da Fecea vencem etapa paranaense do Desafio Sebrae 2010

Cinco estudantes do 4º ano do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), foram os campeões da etapa estadual do Desafio Sebrae 2010. Durante cinco meses, Edilson Izidoro Novaes, Fernando da Silva, João Paulo da Silva Balarotti, Márcio Eugênio da Silva e Ricardo Domingos Deungaro participaram da administração virtual de uma fábrica de instrumentos musicais. A premiação foi realizada na noite da ú1tima quarta-feira (10), em Londrina.

continua após publicidade

Os universitários participantes da competição tomaram decisões empresariais relativas às áreas de recepção, desenvolvimento de produtos, gestão de produção, recursos humanos, design, sala de reunião da diretoria e oficina. A equipe vencedora alcançou 91,7 pontos na competição e agora irá representar o Paraná na semifinal nacional do Desafio Sebrae 2010, que acontece de 26 a 28 de novembro. Ao contrário das primeiras fases, jogadas virtualmente, a semifinal da competição, reunirá as 32 equipes melhores equipes do Brasil em Recife, Pernambuco, e será realizada presencialmente, sob o regime de imersão.

continua após publicidade

O Desafio Sebrae, realizado em oito países, além do Brasil, está na sua décima primeira edição e foi criado em 1999 para auxiliar os universitários brasileiros que buscam no empreendedorismo uma alternativa para iniciar sua vida profissional. Trata-se de um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa e que estimula universitários de todo o País, de qualquer curso de graduação, a organizarem-se em equipes para testar sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

continua após publicidade

O Paraná registrou, pelo segundo ano consecutivo, número recorde de inscrições no Desafio Sebrae 2010. Neste ano, participaram da competição 21.196 universitários, que se dividiram em 5.020 equipes, de mais de uma centena de diferentes instituições de ensino superior. O excelente desempenho do Estado permitiu ainda que a equipe vice-campeã paranaense também dispute as semifinais.

O professor Rogério Ribeiro, diretor da Fecea, comemorou a conquista dos estudantes da faculdade. Ele lembra que a instituição apucaranense teve o maior número de acadêmicos inscritos no desafio no Paraná. “Essa conquista demonstra cabalmente a qualidade de ensino da Fecea, o que se estende a todos os cursos de graduação da faculdade, somado ao excelente perfil dos nossos acadêmicos e também a um corpo docente altamente qualificado. É o resultado de um trabalho de estruturação do ensino superior, que credencia a Fecea a se transformar em uma universidade”, assinala Ribeiro. O diretor observa que a conquista dos acadêmicos da Fecea reforça ainda uma das características da faculdade, que é a de formar gestores.

continua após publicidade
continua após publicidade

O estudante João Paulo da Silva Balarotti, integrante da equipe campeã da etapa estadual do Desafio Sebrae 2010, atribui o resultado alcançado à união do grupo, à determinação, à confiança e à amizade estabelecida entre eles. Essa é a segunda vez que os cinco amigos, formandos em Ciências Contábeis, participam do jogo. “Quando nos inscrevemos, nem pensávamos em ganhar. Queríamos apenas jogar. A experiência de já ter participado anteriormente ajudou muito. Durante as rodadas, discutimos as questões do jogo com afinco. Reservamos muito tempo para isso, nos dedicamos e estudamos muito as várias possibilidades a serem seguidas”, relembra o estudante.

De acordo Balarotti, as últimas rodadas do jogo foram as mais difíceis e exigiram muito esforço. Ele conta que para superar as dificuldades do jogo, a equipe trocou experiências com outros participantes da competição em todo o Brasil, localizados por meio das redes sociais. “Por fim, enfrentamos dificuldades com nossos concorrentes. Para resolver os problemas, buscamos muitas informações, as reunimos e as analisamos. Nossa determinação e vontade de vencer, independente da região onde nos encontramos, classe social e outros fatores, foram essenciais para nosso sucesso. Ser vencedor dessa etapa reforça nossa capacidade de perseguir sonhos e atingir os objetivos”, relata.

continua após publicidade

Márcio Eugênio da Silva afirma que a preparação da equipe campeã para a etapa semifinal seguirá a mesma fórmula já utilizada por eles que soma muito foco, determinação e dedicação. “Estudamos muito questões de mercado, vendas, investimentos, marketing, perfil dos consumidores e outros fatores. A cada nova rodada fazíamos uma análise profunda do que seria melhor para o negócio. Não vou dizer que tenho mais experiência, pois o mercado de trabalho é um pouco diferente do jogo, mas agora tenho muito mais entusiasmo. Acredito mais e sei que tudo é possível se tivermos persistência. Estamos bem confiantes e acreditamos que possamos vencer novamente”, afirma Márcio.

continua após publicidade
continua após publicidade

Final

A final nacional do Desafio Sebrae 2010 será realizada de 29 a 30 de novembro também em Recife. Na semifinal nacional, cada participante de cada uma das oito equipes classificadas para a final nacional receberá como prêmio um notebook. A equipe campeã nacional ganha uma viagem de dez dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa. Além do Brasil, mais sete países sul-americanos promovem suas edições do Desafio Sebrae: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai. Em 2011, haverá uma disputa entre as equipes campeãs nacionais de cada País participante.


Segundo lugar

Com 90,5 pontos, a equipe composta pelos universitários, Felipe Moreira da Cruz, aluno do curso de Administração de Empresas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Letícia Elisa Menegazzi Thiesenj, acadêmica do curso deDesign de Moda, da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) e Thairan Henrique Secco, acadêmico do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Campus Medianeira) foi a segunda melhor do Estado.

A equipe de estudantes vice-campeã do Desafio Sebrae no Paraná foi premiada com uma placa de reconhecimento, um modem 3G da Vivo e uma viagem para Recife. A equipe campeã recebeu um troféu, um iPod Touch e um modem 3G com TV Digital Vivo.